Anúncios

Veja Como Funciona A Educação Infantil Na Espanha


Segundo o Ministerio de Educação Espanhol, a educação infantil é uma etapa educativa que atende crianças desde o nascimento até os seis anos de idade. Tendo como objetivo principal contribuir com o desenvolvimento fisico, afetivo, social e intelectual da criança.
 
Este ciclo está dividido em duas partes: a primeira vai de 0 até os 3 anos e a segunda dos 3 aos 6 anos, sendo esta última etapa gratuita nas instituições públicas.
 
No primeiro ciclo as crianças frequentam escolas infantis privadas e/ou guarderias (uma especie de creche), já que nesse momento a educação escolar não é obrigatória. Em geral,é bastante parecido com o sistema pré-escolar que temos no Brasil: horários flexiveis, atividades de pintura, artes,música,danças, etc.
Para ter acesso a esse sistema é preciso desenbolsar a média de duzentos e cinquenta euros mensais ou solicitar uma “beca” (bolsa) de ajuda econômica na prefeitura da cidade.
As escolas públicas são bem equipadas e de qualidade, fato é, que comparado ao Brasil a porcentagem de escolas particulares é bem pequena. Além do ensino tradicional, a escola pública incrementa na sua metodologia atividades como Xadrez, Jogos de Lógica, Teatro e Música. 
 
O segundo ciclo (de 3 à 6 anos) é gratuito  e as atividades são desenvolvidas de acordo com a faixa etária da criança, tendo como continuidade da educação pré-escolar. Nessa etapa é abordado o  conhecimento das letras, formação de palavras,  habilidades de comunicação e expressão.
IMG_4728

Arquivo Pessoal -Aula de Matemática através do Xadrez

IMG_4739

Arquivo Pessoal – Aula de Teatro e Iniciação à Leitura

IMG_4869

Arquivo Pessoal – Um dia Normal em Classe

Na Comunidade Valenciana (e em quase toda a  Espanha), o horário escolar é dividido em duas partes: No periodo da manhã os alunos entram às 9:00h e terminam sobre as 13:00h da tarde. Algumas escolas já oferecem a jornada escolar apenas de 9:00h até as 13:30h. Para os que fazem o horário integral,permanecem na escola para almoçarem nos “comedores” (refeitórios) e ficam direto  para o turno da tarde, finalizando o dia escolar geralmente as 17h.
 
Não é obrigatório ficarem nos comedores,ate porque é um serviço pago (caso você não tenha beca, que seria uma especie de “bolsa” gratuita ou parcial). Também na maior parte das escolas é dispensável o uso de uniforme escolar.
 Nessa etapa as crianças começam realizar atividades fora da escola, saindo para museus, parques, teatros, zoologicos, etc.
 
IMG_3956

Arquivo Pessoal – Passeio na Granja

IMG_4135

Arquivo Pessoal

 
A Educação Infantil, juntando os dois ciclos, tem os seguintes objetivos:
  • Que a criança possa conhecer seu próprio corpo e de outros, suas possibilidades de ação e sobretudo, aprender a respeitar as diferenças.
  • Observar e explorar seu entorno familiar, natural e social
  • Adquirir progressivamente autonomia em suas atividades habituais
  • Desenvolver sua capacidade afetiva
  • Relacionarse com os demais e adquirir normas de convivência e relação social
  • Iniciar as habilidades de lógica e matemáticas, leitura e escritura, movimento e ritmo.
Para ter acesso à educação infantil é preciso conhecer os requisitos de acesso que estão regulados pela LOE ( Lei Organica de Educación), que resumidamente diz:
 

Que a admissão em centros públicos ou privados garantirá o direito a educação, ao acesso em condições de igualdade e de liberdade de escolha pelos pais ou tutores

Mas, na realidade, como isso funciona para uma criança brasileira? Minha experiência.

 
No caso da minha filha que chegou aqui sem ter nacionalidade espanhola ou de qualquer país da União Européia, consegui realizar sua matricula apresentando apenas o passaporte, sua certidão de nascimento e o empadronamiento
A escola também exigiu um certificado médico, já que toda criança para ingressar no colégio precisa tê-lo e foi super fácil. Fui até o centro de saúde que tenho perto de casa e ali no mesmo momento fizeram um cartão de saúde (aqui conhecido como Tarjeta Sanitária), já que toda criança (esteja legal ou não no país) têm direito à saúde pública. Foi feita a revisão médica e o quadro de vacinas. Em dois dias tudo estava pronto e ela ingressou na escola, foi muito bem recebida por professores e alunos.
 
O resultado?
 
DSCN0686

Se inscreva no blog e receba diretamente no seu email todas as nossas  novidades. Para entrar em contato conosco, utilize o formulário abaixo:

Anúncios
Sobre partiuespanha (124 artigos)
Brasileira residente e apaixonada pela Espanha.Criou o Partiu Espanha com o objetivo de compartilhar as melhores dicas para brasileiros que desejam viajar, estudar, trabalhar e viver no país.

4 comentários em Veja Como Funciona A Educação Infantil Na Espanha

  1. Aí que boa pergunta e boa resposta.
    Me chamo Clarice estou indo no meio do ano para Huelva mais meu filho de 7 e minha filha de 1. Meu marido vai primeiro em maio.
    E tínhamos a dúvida das vacinas.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Olá,

    Estou adorando o blog, textos ótimos e dicas valiosas.

    Fiquei curiosa em saber se sua filha teve que tomar alguma vacina para ir a escola, as do Brasil serviram?

    Grande abraço

    Curtido por 1 pessoa

3 Trackbacks / Pingbacks

  1. Sair do Brasil com a Familia: Um Guia Básico. – Partiu Espanha
  2. Como Funciona A Educação Primária na Espanha | Partiu Espanha
  3. Saiba Como Funciona A Educação Primária na Espanha | Partiu Espanha

Obrigada por deixar seu comentário!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: