Anúncios

Saiba Como Funciona A Educação Primária na Espanha

Follow Partiu Espanha on WordPress.com

Educação Pública de Qualidade


Mudar para outro país já não é uma tarefa tão simples e quando se tem filhos tudo fica bem mais complexo, principalmente, porque necessitamos saber exatamente como quase tudo funciona.Outro dia comentei nesse post sobre a Educação Infantil na Espanha e hoje continuamos com a Educaçao Primária na Espanha.

Após o termino da Educação Infantil, o aluno segue para a Primária, que além de gratuita (nas Instituições Públicas) é obrigatória e compreende  três ciclos de dois anos cada um, totalizando seis cursos acadêmicos. 

  1. Primero ciclo: primer y segundo grados (6–8 anos)
  2. Segundo ciclo: tercer y cuarto grados (8–10 anos)
  3. Terceiro ciclo: quinto y sexto grados (10–12 anos)

Os alunos ingressam, geralmente, aos seis anos de idade e finalizam quando completam doze. Essa etapa tem como finalidade proporcionar a todos os estudantes conhecimentos culturais,a expressão oral, calculo aritmético, aprimoramento e compreensão da leitura,  assim como o desenvolvimento da sua autonomia.


Na Primária, eles aprenderão:

  • Utilizar de maneira apropriada a lingua castellana e a lingua oficial da comunidade autônoma,no meu caso, o Valenciano.
  • Comprender e expressar mensagens simples em um idioma estrangeiro (inglês).
  • Operações de cálculo e procedimentos lógicos.
  • Autonomia  no ambiente familiar e doméstico
  • Apreciar os valores básicos que regem a vida e a convivência humana
  • Utilizar os diferentes medios de representação e expressão artística
  • Valorizar a higiene e saúde do seu corpo, e a convivência e conservação da natureza.
  • Utilizar a Educação Fisica e o esporte para favorer seu desenvolvimento, etc.

A média  é de 25 alunos por classe, além disso,o material escolar (Livros, cadernos, lápis, etc…) fica por conta  dos pais e  pode pesar bastante no orçamento familiar. Não é nada barato, a média de gastos fica em torno de 200€ (aproximadamente seiscentos reais, na cotação de hoje) e de acordo com a situação financeira do aluno, o Governo pode ou não conceder uma beca (uma especie de bolsa para custear os livros).

Basicamente para uma criança de outro país (que não pertença a União Europeia) estudar na Espanha, é necessário cumprir com alguns requisitos na hora de se matricular, tais como:

  • Empadronamiento
  • Certidão de nascimento (aqui eles chamam de libro de familia)
  • Passaporte em vigor ( da criança e dos pais)
  • Certificado médico (Realizado no Centro de Saúde da sua localidade na Espanha)
  • Documentos escolares do Brasil (que é pedido em alguns casos)

∗ Provavelmente pediram que  os documentos pessoais emitidos no Brasil sejam legalizados e traduzidos, principalmente a certidão de nascimento.

A educação religiosa é decidida pelos pais no ato da matricula, eu optei que minha filha estudasse educação cívica e social ao invés de religião. Os horários mudam de uma escola para outra, porém o mais comum é que seja de 9:00hs da manhã até às 16h30. Existe a opção da criança fazer a jornada completa ficando para almoçar no refeitório da escola (esse é um serviço pago, pode custar de 2 à 4 euros por dia), mas existem bolsa-auxilio para obter um desconto ou ser 100% financiado pelo Estado.

Todos continuam estudando música,  inglês e a lingua da Comunidade Autònoma que vivam. Algumas escolas oferecem atividades extra-curriculares à partir das 7:00hs da manhã ou após as 17:00hs e serviço de jantar, mas isso deverá ser pago ainda que a escola seja pública.

 


Outra coisa interessante do Sistema Educacional Espanhol são as férias ou feriados prolongados que acontecem em diferentes partes do país. Um exemplo, é a região da Cantabria que a cada dois meses letivos proporcionam uma semana de férias aos alunos. Ou seja, o calendário escolar nacional inicia em setembro e finaliza em junho, porém em algumas cidades espanholas fazem  essas pequenas alterações durante o curso escolar.
Muitos pais reclamam do excesso de deveres escolares que são levados para casa diariamente, pois acreditam que haja uma sobrecarga desnecessária.
O uso de uniforme escolar não é comum no país sendo mais utilizado em colegios particulares ou concertados. E por falar nisso,na Espanha você encontrará três opções de instituições escolares para seus filhos: A da rede pública que é totalmente financiada pelo Estado, as  “Concertadas” na qual os estudos são custeados ao 50% pelo governo e o restante pelos pais e as escolas particulares. Porém, a maioria dos espanhóis e estrangeiros utilizam o sistema educacional público já que é de qualidade.
 
Lembrando que qualquer criança que resida na Espanha legalmente ou não, tem direito e ser escolarizada.

Se inscreva no blog e receba diretamente no seu email todas as nossas  novidades. Para entrar em contato conosco, utilize o formulário abaixo:

 

Anúncios
Follow Partiu Espanha on WordPress.com
Sobre partiuespanha (160 artigos)
Taiana Amaral Jiménez, é brasileira residente e apaixonada pela Espanha. Criou o Partiu Espanha com o objetivo de compartilhar as melhores dicas para brasileiros que desejam viajar, estudar, trabalhar e viver no país. :)

7 comentários em Saiba Como Funciona A Educação Primária na Espanha

  1. Olá , minha duvida é: Se as minhas filhas aprenderem o catalão , no ensino infantil, na hora de ir para uma faculdade elas terão dificuldades com o catelhano? Obrigada, um abraço e parabéns pelo Blog, as dicas são ótimas!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Olá! Gostei muito do seu post, mas tenho algumas dúvidas rs

    Trabalho em uma empresa espanhola aqui no Brasil e estou pensando em pedir transferência para Barcelona ou Madri.
    Primeira pergunta, que cidade você me indicaria para viver, sendo fator dinheiro muito importante, já que meu salário na Espanha será menor (1.600 bruto)
    Segunda – Eu tenho um filho de 13 anos, e nos primeiros meses vou sozinha para depois leva-lo. como funciona a questão de escola para estrangeiros e deste tamanho, tem aula de adaptação? (ele não fala espanhol)
    Estou bem preocupada também com a língua Catalan, muita gente fala?

    Curtir

    • Oi Daniela, muito obrigada!! Vamos lá: Tanto Madri como Barcelona são as cidades mais caras para viver na Espanha. Mas, nada que um bom jogo de cintura não solucione os gastos. Cada cidade tem sua particularidade, o ideial seria você vir antes para conhecer e ver o que te agrada mais. Como você tem um filho de 13 anos, talvez Madri seja uma opção melhor, já que o castellano é bem mais fácil de aprender que o catalão. Em Barcelona, todas as escolas ensinam em catalão e em algumas disciplinas o castelhano. Todas as escolas estão bem preparadas para receber alunos estrangeiros, é feito um trabalho conjunto para integrar e adaptar o mais rápido possivel o aluno. Minha filha também não sabia nada, mas com três meses ja falava e com seis escrevia corretamente. Então, não se preocupe. Sempre costumo dizer que nós, mães e pais, e que demoramos mais para nos adaptarmos as mudanças. Em Barcelona é muito utilizado o catalão sim, mas também o castelhano. Se você opta por essa cidade o ideal é fazer um curso de idiomas ao chegar na cidade. Um abraço!

      Curtir

      • Nossa muito obrigada pelas informações, ajudou bastante 🙂
        em questão de cidade, eu poderia morar em uma cidade próxima e ir de transporte publico para a empresa não? Justo para não ficar tão caro. Já vivemos aqui no aperto, então não mudaríamos muito a rotina em questão de dinheiro rs Não somos muito de frescura e li que praticamente todos os bairros em supermercado e tudo perto não?

        agora o catalão terei que aprender 🙂

        Muito obrigada pela sua ajuda. Esses blogs são ótimos

        Curtido por 1 pessoa

1 Trackback / Pingback

  1. Sair do Brasil com a Familia: Um Guia Básico. – Partiu Espanha

Obrigada por deixar seu comentário!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: