Anúncios

Como se celebra o Natal na Espanha


 

Assim como em muitos países a chegada do Natal é tambem uma data esperada pelos espanhois, afinal é mais um momento para reunir parentes e amigos em torno de uma mesa com muita comida, bebida e celebrar juntos a Nochebuena (Noite boa) como é conhecida a vesperá do natal por aqui.

Para festejar o Natal, a maioria dos espanhois enfeitam suas casas com temas natalinos e nas ruas o clima não é diferente, enchendo de cor e alegria esse momento. Além da arvore, os presepios ganham bastante espaço nessa época. Inclusive, na cidade de Xátiva que fica na Comunidade Valenciana, esta o maior presépio do país.

navidad1.jpg

A ceia de Natal é geralmente feita na casa de algum familiar e na mesa você encontrará vários pratos diferentes.Jamón ibérico, queijos, frutos secos e o vinho são coisas que não vão faltar.De camarões à carne, de cerveja à cava, e para finalizar com chave de ouro, o famoso chocolate espanhol de natal: o turrón. Ele é um doce que só se come nessa época e tem como base amêndoas e açúcar. Uma bomba calorica, eu sei, mas é uma delicia!!

turron

Turrón

Em algumas casas as crianças esperam ansiosas a chegada do Papai Noel, porém na Espanha quem leva mesmo o protagonismo são os os três reis magos  que só chegam no dia 6 de janeiro.

Curiosidades Natalinas na Espanha

  1. Digamos que por aqui o clima natalino chega oficialmente no dia 22 de dezembro, juntamente com o sorteio da loteria de natal. São distribuidos vários prêmios em dinheiro, sendo o principal chamado de “El gordo de navidad” já que leva a maior quantia.
  2.  Na região da Cataluña um personagem bem curioso surge à frente do Papai noel. Conhecido como “Tío de Nadal” o “Caga tio”,que nada mais é quem um troco de madeira enfeitado com pernas e uma carinha feliz que chega nas casas uns 15 dias antes do natal, no qual as crianças deverão cuida-lo com muito carinho, e quanto melhor for  tratado melhor tambem será o presente de natal. Momentos antes de celebrar a nochebuena as crianças cantam uma musiquinha (muito curiosa, por sinal…) “Caga tío, caga turrón,y si no cagas, te daré un golpe de bastón”. Enquanto batem no ” Caga tío”, os pais colocam os presentes (escondidos, claro). 
  3. tionadalTem gente que rir e tem gente que acha absurdo,”Caganer” é um personagem que aparece de forma critica no presepio. Geralmente é um politico ou um famoso.

    caganer

    Nem a ex-presidente Dilma escapou

  4.  Ja no Pais Vasco quem alegra as crianças é outro personagem curioso que desde meados dos anos 80 entrega os presentes de natal. Se trata da representação de um homem que vive nas montanhas e aparece sujo de carvão, ele é levado nos ombros em um cortejo de casa e casa  acompanhado de músicas natalinas.( e vai “deixando os presentes”)

olen

5. Na noite do dia 24 o Rei da Espanha faz um pronunciamento oficial que é televisado para todo o país. Alem de felicitar o povo espanhol, faz um balance do ano e dos objetivos que o país deseja para o seguinte.

reifelipe

Atual rei da Espanha – Felipe VI

Sempre digo que a Espanha é um mundo a ser descoberto e a festividade de Natal é uma porta aberta para conhecer mais ainda os costumes e cultura desse lindo país.

Desejo a todos um feliz natal e aproveito pra te convidar a se inscrever no blog e assim receber todas as nossas publicações.

Felices Fiestas!!

Se inscreva no blog e receba diretamente no seu email todas as nossas  novidades. Para entrar em contato, utilize o formulário abaixo.

Anúncios
Sobre partiuespanha (124 artigos)
Brasileira residente e apaixonada pela Espanha.Criou o Partiu Espanha com o objetivo de compartilhar as melhores dicas para brasileiros que desejam viajar, estudar, trabalhar e viver no país.

Obrigada por deixar seu comentário!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: