Anúncios

Ser Mulher na Espanha

Follow Partiu Espanha on WordPress.com

Hoje é celebrado o Dia Internacional da Mulher e gostaria de compartilhar com vocês alguns dados e aspectos interessantes sobre ser Mulher na Espanha. Muita gente acha que a Europa é o paraiso na terra, principalmente, pelas oportunidades enontradas nos países que oferecem o básico com qualidade e possibilidades de crescimento, mas já se questionaram alguma vez como é ser Mulher  fora do Brasil?

Desigualdade Laboral

Sem dúvida alguma é um dos pontos cruciais que notei ao chegar no país. A maioria das mulheres, já sejam espanholas ou estrangeiras, não trabalham e quando isso acontece existe um abismo de diferença salarial em relação aos homens, ainda que exerçam a mesma profissão. Os últimos dados revelados em 2016 pelo Instituto Nacional de Estatistica (INE), mostra que em média os homens ganham anualmente quase seis mil euros a mais que as mulheres, e acredite, nada mudou nos últimos dez anos. Na Espanha, por conta da crise e da desigualde de oportunidades, ja são mais de 2 milhões de mulheres desempregadas e 48% delas buscam trabalho a mais de dois anos e não conseguem. O pior é  ter que se deparar com isso  Ofertas de Emprego Absurdas para Mulheres na Espanha

Mulher e Ciência

A diferença de gênero tambem chega no ramo cientifico e tecnologico, onde de cada dez cientistas que trabalham atualmente, apenas três são mulheres. Segundo informa a pesquisa “She Figures” realizada em toda Europa.

Violência Machista

Esse esta sendo um péssimo inicio de ano para as mulheres na Espanha, pois infelizmente em apenas três meses ja contabilizamos 16 vitimas assassinadas pelos seus parceiros. Apesar das medidas existentes para freiar a violência machista no país, infelizmente, não tem sido  suficientes.

Ser Negra e (Brasileira) na Espanha

Apesar de ja ter escutado alguns relatos de racismo e xenofobia na Espanha minha experiência até o momento por aqui tem sido boa. Não sofri nenhum tipo de preconceito racial e nem por ser brasiliera, mas sim, tem algo que realmente me incomoda bastante e esta diretamente ligado ao falso esteriótipo associado com a imagem da mulher brasileira no exterior.

É totalmente perceptível que muitos te olham com “assedio” e quando sabem que você é brasileira isso é mais explicito ainda, porque o primeiro que pensam, além do futebol, são coisas como: o nosso famoso biquini, mulheres negras sambando e muitos outros esteriótipos sexuais. Talvez, a midia tenha uma grande parcela de culpa nisso ao vender uma imagem que não condiz coma realidade e aí meu amigo da trabalho ter que explicar que não, o Brasil não é só peito e bunda e que existe muita diversidade em nosso país. 

O Jeito de Ser das Espanholas

Há quem diga que as espanholas são arrogantes e egocêntricas, talvez, existam umas tantas assim, mas posso assegurar que não são todas.Afinal, mundialmente estamos bem distribuidos de pessoas chatas, né? Sempre vamos encontrar uma em qualquer lugar. No geral e na minha opinião (não esqueçam que esse é um blog pessoal), as espanholas são bem diretas ao se expressarem, ou seja, te falam na cara o que pensam. São boas mães, carinhosas com os filhos e uma leoa quando querem, também notei que não se importam tanto com o corpo alheio como acontece no Brasil.Geralmente elas são bastante dominantes, do tipo que não levam desaforo pra casa, sabe? Tenho certeza que em muitas casas a última palavra são delas. 


Ja deu pra sentir que ser mulher não é tarefa fácil em nenhum país,né? Só nos resta romper barreiras todos os días.

Se inscreva no blog e receba diretamente no seu email todas as nossas  novidades. Para entrar em contato conosco, utilize o formulário abaixo:

Anúncios
Follow Partiu Espanha on WordPress.com
Sobre partiuespanha (157 artigos)
Taiana Amaral Jiménez, é brasileira residente e apaixonada pela Espanha. Criou o Partiu Espanha com o objetivo de compartilhar as melhores dicas para brasileiros que desejam viajar, estudar, trabalhar e viver no país. :)

Obrigada por deixar seu comentário!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: