Anúncios

Nacionalidade Espanhola para Brasileiros

Follow Partiu Espanha on WordPress.com

Não é novidade para ninguem que ter o “passaporte vermelho” abre um leque de oportunidades mundo à fora, mas principalmente na Europa.

Existem diversas formas de obter a cidadania espanhola, e brasileiros também podem adquirir a  dupla nacionalidade  quando cumpram os requisitos exigidos.

Nacionalidade Espanhola por Descendência

Essa é a forma mais fácil de conseguir a nacionalidade espanhola, pois esse direito é repassado  quando o pai ou a mãe tenham nascido na Espanha, ou seja, é passado de pais diretamente para filhos.

Nesse caso são considerados “Españoles de Origen”, mas também entram nessa categoria: Filhos de estrangeiros nascidos em território espanhol (apatriados) e menores de 18 anos que tenham sido adotados por um espanhol.

family-1784371_960_720

Foto: pixbay

 

Netos de espanhóis podem conseguir a nacionalidade espanhola antes de completarem os 18 anos, contudo, terão o prazo de três anos para declarar que desejam permanecer com a cidadania do país.

Já os netos maiores de idade para conseguirem a nacionalidade espanhola deverão residir legalmente por  pelo menos um ano na Espanha.

 

Nacionalidade Espanhola para Brasileiros Residentes na Espanha

O Brasil faz parte dos países Íbero-Americanos, o que permite   brasileiros residentes na Espanha solicitarem a nacionalidade espanhola a partir de dois anos de residência legal no país, em casos como:

  • Ser casado com um espanhol (a) – Após residir um ano legalmente na Espanha
  • Ser viúvo de um espanhol (a)
  • Ser neto de espanhóis 

Para outras circustâncias, ao completar o tempo minimo de residência  estipulado pelo governo espanhol, é também possivel adquirir a nacionalidade do país mesmo sem ter qualquer vínculo familiar com cidadões espanhóis.

cropped-brasilespanha.jpg

Foto: pixbay

Nacionalidade Espanhola para Filhos de Brasileiros

Filhos de brasileiros (mãe e pai brasileiros) que tenham nascido em solo espanhol podem obter a nacionalidade espanhola, pois o Brasil não reconhece como brasileiro crianças nascidas no exterior.

Para saber detalhadamente sobre esse processo, acesse: Tive um filho na Espanha, ele tem direito a nacionalidade do país?

Requisitos Para Ser Nacionalizado Espanhol

Como em qualquer procedimento burocrático, é necessário portar documentos e condutas que cumpram com as exigências do governo espanhol.

De modo geral, para receber a nacionalidade espanhola é obrigatório se enquadrar nos perfis citados acima ou em outros, como por exemplo Nacionalidade Espanhola para Desdecentes Serfadies não ter antecedentes penais, estar integrado na sociedade, etc.

Novos Requisitos para Obter a Nacionalidade

Cumprir o tempo de residência na Espanha é apenas um dos requisitos para obter a nacionalidade espanhola.

espanha

Foto: pixbay

Entrou em vigor a normativa que obriga a realização de duas provas de conhecimentos para obter a nacionalidade espanhola: uma é para avaliar seu nivel de espanhol e outra sobre a cultura e costumes da Espanha.


Gostou desse texto? Se inscreva no blog e receba diretamente no seu email todas as nossas novidades. Para entrar em contato conosco, utilize o formulário abaixo:

Anúncios
Follow Partiu Espanha on WordPress.com
Sobre partiuespanha (160 artigos)
Taiana Amaral Jiménez, é brasileira residente e apaixonada pela Espanha. Criou o Partiu Espanha com o objetivo de compartilhar as melhores dicas para brasileiros que desejam viajar, estudar, trabalhar e viver no país. :)

20 comentários em Nacionalidade Espanhola para Brasileiros

  1. CLaudio Fernandes // 11 de julho de 2017 às 19:54 // Responder

    Ola! tudo bem? meu avo é espanhol.. ja faleceu.. mas eu consigo a cidadania?

    Curtir

  2. Bom dia, sou bisneta de espanhóis .. meu pai (neto) tirando a cidadania, eu consigo tirar também ?

    Curtir

  3. Olá, ótimo blog e muito esclarecedor. Tenho algumas dúvidas em relação ao trâmite para um cidadão brasileiro (eu) pedir nacionalidade espanhola por residência . Sou casado com cidadão britânico e queremos fixar moradia em valência , Espanha. Pretendemos morar no país por um longo tempo, ele já têm uma proposta de emprego lá, e eu iria acompanhá-lo e consequentemente uma vez no país iria dar entrada para tirar a ‘tarjeta de familiar de ciudadano de la unión’ e o NIE. Sabe me dizer se o tempo de residência legal para iniciar o processo de pedido de nacionalidade espanhola no meu caso , seria 2 anos ou 5 anos ? Grato desde já.

    Curtido por 1 pessoa

  4. Meus bisavós eram espanhóis, eu consigo ter o passaporte espanhol, caso eu venha a conseguir os documentos deles?

    Curtido por 1 pessoa

  5. Geuza de Oliveira Botelho // 14 de junho de 2017 às 01:37 // Responder

    Olá sou brasileira naturalizada espanhola, voltei para o Brasil e me casei, agora pretendo retornar a Espanha casada. Quais os requisitos e papéis necessito para meu esposo entrar legalmente no País da Espanha. Quais os trâmites tenho que fazer antes de sair do Brasil.

    Curtido por 1 pessoa

  6. Maria Sueli Calvo Roque // 29 de maio de 2017 às 13:13 // Responder

    muito bom seus comentários, amo a espanha, sou neta de espanhois meus avós paternos e maternos, mas não consegui a cidadania até hj pois não consigo encontrar a certidão de nascimento deles já fiz buscas diretamente nas cidades onde consta o nascimento deles e chegando lá não encontrei nada muito triste isso
    .

    Curtido por 1 pessoa

  7. Olá, primeiramente parabéns pelo post! Tenho uma dúvida: Queria entender melhor, qualquer brasileiro que morou legalmente por 2 anos na Espanha pode solicitar a cidadania espanhola? No meu caso não tenho nenhuma ligação com a Espanha, mas pretendo viver lá por 2 anos com visto não lucrativo, trabalhando remotamente para o Brasil, e depois solicitar a cidadania, é possível? Quais são os critérios para que eu seja aceito?

    Obrigado!

    Curtido por 1 pessoa

  8. David Martins Moya // 16 de maio de 2017 às 01:08 // Responder

    Oi meu bisavo e bisavó eram,espanhoes e eu queria a dupla naciionalidade eu consigo?

    Curtido por 1 pessoa

  9. Cleusa Cristina Gonzales Villamrin // 5 de maio de 2017 às 16:13 // Responder

    Olá!
    Sou casada com um cidadão espanhol legalmente. Moramos no Brasil.
    Gostaria de ter a cidadania espanhola. É possível, é difícil o encaminhamento?

    Curtido por 1 pessoa

Obrigada por deixar seu comentário!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: