Anúncios

Nacionalidade Espanhola para Brasileiros


Não é novidade para ninguem que ter o “passaporte vermelho” abre um leque de oportunidades mundo à fora, mas principalmente na Europa. Existem diversas formas de obter a cidadania espanhola, e brasileiros também podem adquirir a  dupla nacionalidade  quando cumpram os requisitos exigidos.

Nacionalidade Espanhola por Descendência

Essa é a forma mais fácil de conseguir a nacionalidade espanhola, pois esse direito é repassado  quando o pai ou a mãe tenham nascido na Espanha, ou seja, é passado de pais diretamente para filhos. Nesse caso são considerados “Españoles de Origen”, mas também entram nessa categoria: Filhos de estrangeiros nascidos em território espanhol (apatriados) e menores de 18 anos que tenham sido adotados por um espanhol.

Netos de espanhóis podem conseguir a nacionalidade espanhola antes de completarem os 18 anos, contudo, terão o prazo de três anos para declarar que desejam permanecer com a cidadania do país. Já os netos maiores de idade para conseguirem a nacionalidade espanhola deverão residir legalmente por  pelo menos um ano na Espanha.

Nacionalidade Espanhola para Brasileiros Residentes na Espanha

O Brasil faz parte dos países Íbero-Americanos, o que permite   brasileiros residentes na Espanha solicitarem a nacionalidade espanhola a partir de dois anos de residência legal no país,em casos como:

  • Ser casado com um espanhol (a) – Após residir um ano legalmente na Espanha
  • Ser viúvo de um espanhol (a)
  • Ser neto de espanhóis 

Para outros circustâncias,ao completar o tempo minimo de residência  estipulado pelo governo espanhol, é também possivel adquirir a nacionalidade do país mesmo sem ter qualquer vínculo familiar com cidadões espanhóis.

Nacionalidade Espanhola para Filhos de Brasileiros

Filhos de brasileiros (mãe e pai brasileiros) que tenham nascido em solo espanhol podem obter a nacionalidade espanhola, pois o Brasil não reconhece como brasileiro crianças nascidas no exterior. Para saber detalhadamente sobre esse processo, acesse: Tive um filho na Espanha, ele tem direito a nacionalidade do país?

Requisitos Para Ser Nacionalizado Espanhol

Como em qualquer procedimento burocrático, é necessário portar documentos e condutas que cumpram com as exigências do governo espanhol. De modo geral, para receber a nacionalidade espanhola é obrigatório se enquadrar nos perfis citados acima ou em outros, como por exemplo Nacionalidade Espanhola para Desdecentes Serfadies , não ter antecedentes penais, estar integrado na sociedade, etc.

Novos Requisitos para Obter a Nacionalidade

Cumprir o tempo de residência na Espanha é apenas um dos requisitos para obter a nacionalidade espanhola. Entrou em vigor a normativa que obriga a realização de duas provas de conhecimentos para obter a nacionalidade espanhola: uma é para avaliar seu nivel de espanhol e outra sobre a cultura e costumes da Espanha.


Fonte: Ministerio da Justiça

Gostou desse texto? Não esquece de deixar sua avaliação nas estrelas que aparecem logo no inicio. Se inscreva no blog e receba diretamente no seu email todas as nossas  novidades. Para entrar em contato conosco, utilize o formulário abaixo:

Anúncios
Sobre partiuespanha (124 artigos)
Brasileira residente e apaixonada pela Espanha.Criou o Partiu Espanha com o objetivo de compartilhar as melhores dicas para brasileiros que desejam viajar, estudar, trabalhar e viver no país.

8 comentários em Nacionalidade Espanhola para Brasileiros

  1. Olá, primeiramente parabéns pelo post! Tenho uma dúvida: Queria entender melhor, qualquer brasileiro que morou legalmente por 2 anos na Espanha pode solicitar a cidadania espanhola? No meu caso não tenho nenhuma ligação com a Espanha, mas pretendo viver lá por 2 anos com visto não lucrativo, trabalhando remotamente para o Brasil, e depois solicitar a cidadania, é possível? Quais são os critérios para que eu seja aceito?

    Obrigado!

    Curtido por 1 pessoa

  2. David Martins Moya // 16 de maio de 2017 às 01:08 // Resposta

    Oi meu bisavo e bisavó eram,espanhoes e eu queria a dupla naciionalidade eu consigo?

    Curtido por 1 pessoa

  3. Cleusa Cristina Gonzales Villamrin // 5 de maio de 2017 às 16:13 // Resposta

    Olá!
    Sou casada com um cidadão espanhol legalmente. Moramos no Brasil.
    Gostaria de ter a cidadania espanhola. É possível, é difícil o encaminhamento?

    Curtido por 1 pessoa

Obrigada por deixar seu comentário!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: