Anúncios

Ser Mãe na Espanha é Mais Fácil que no Brasil? | Minha Experiência

Follow Partiu Espanha on WordPress.com
Praia e Frio, fazer o que né?

Quem é mãe ou pai certamente vai concordar em um ponto comigo: Não é tarefa fácil. E quando se trata de criar os filhos fora do Brasil, posso afirmar com propriedade que nem tudo é vantagem. Passei a noite pensando nesse assunto, lembrei dos inúmeros desafios que a maternidade me trouxe (dentro e fora do país) e de como foi o processo de adaptação para nós duas, para a familia que deixamos no Brasil e para a que nos recebia na Espanha. Ufa! Quase choro. 

Já parou pra pensar como é dificil não ter um apoio emocional? Privar pessoas queridas de acompanharem o crescimento do seu filho? Ser mãe longe dos avós? Dos tios,primos e irmãos?

Já parou pra pensar em como também é dificil criar seu filho em um país com tanta violência?Com um sistema educacional que não funciona? Hospitais abarrotados? Atividades extra-escolares quase sempre caras? Parques e praças entregue às baratas?E quando você tem a oportunidade de criar seu filho em um lugar em que tudo isso funciona de forma contrária?

Eu pensei, pesei e decidi. Foi um dia díficil. Minha mãe chorava, minha filha chorava. Partir em pedaços o coração de uma criança de cinco anos e o da sua mãe ao mesmo tempo não é fácil, mas foi preciso. Hoje, compartilho com você os dois lados da moeda.

Adaptação da Minha Filha na Espanha

É incrivel como crianças conseguem se adaptar tão facilmente a novas experiências, novos amigos, nova escola. Eu, que imaginava que seria um filme de terror,  fiquei surpresa em ver que esse processo estava indo super bem. Ela tinha só cinco anos e não falava espanhol, porém depois de três meses ja tinha dominio do idioma. Foi bem recebida na escola, ganhou vários amiguinhos e a oportunidade de estudar música e dança, ( sem eu ter que deixar um rim para isso). 

Passados dois anos, o processo de adaptação continua e na verdade, acho que ele nunca termina. A gente sempre esta se adaptando a alguma coisa, né? O papel dos pais ou responsáveis vai ser peça chave. Apoio incondicional, integração com outros pais, estabelecer amizades com outras pessoas será fundamental. Eu não faltei nenhuma festinha de aniversário, matriculei em curso de natação, ballet, música e a levava ao parque todos os dias. E amizades foram feitas. E eu ja não me senti tão só. Foi aí que aprendi que se integrar exige a sua entrega. Você tem que dar o primeiro passo.

Pré-Natal, Parto e Pós-Parto

Um das coisas que mais gosto na Espanha é que o Sistema público de Saúde funciona e o parto natural é carro-chefe no país. Cesárea aqui só em caso de emergência ou talvez em hospitais particulares. Durante o pré-natal as gestantes passam por acompanhamento médico (mais ou menos como no Brasil) e tambem realizam um curso relacionando à gestação e parto.

embarzada

Embarazada – Foto Reprodução

A hora de dar a luz também tem suas diferenças relacionadas ao Brasil. Sabe aquela mala que você preparou durante meses  para o dia do parto? Esquece. Aqui você não vai utilizar praticamente nada. O hospital geralmente oferece a vestimenta pós-parto para ambos e produtos de higiene. Também em muitos hospitais (principalmente os novos ou particulares) você possivelmente ficará sozinha em um quarto (nada de enfermaria com duas ou mais pessoas).

Chegou a hora de parir. E, minha querida a dor vai ser igual. Mas,não por muito tempo. Se você quiser pode pedir a epidural no seu parto natural.

Aniversários Infantis na Espanha

Gastar horrores de dinheiro com decoração, bolo de três torres, patati e patatá para animar a festa e todas essas outras coisas que viraram febre em aniversários no Brasil não é a vibe dos espanhóis. No máximo você encontra alguns balões, batata frita de saco, sanduiches e um bolo de supermercado. Lembra dos aniversários em meados dos anos 80? Então…é bem parecido. Sem frescura. Simples e divertido.

 

DSCN0966

Teve bolinho do supermercado sim – Arquivo Pessoal

Vantagens de Criar os Filhos na Espanha

  • É um país seguro
  • Existem muitos parques e praças espalhados pela cidade
  • A educação pública funciona
  • E o sistema de saúde também
  • Oportunidade de aprederem um novo idioma
  • E uma nova cultura
  • Bilinguismo 
  • Liberdade. Sim..aqui as crianças são mais livres.

Desvantagens de Criar os Filhos Fora do Brasil

  • Crescem longe da familia
  • O clima. Muito calor e depois muito frio. 
  • Não conviver com a lingua materna
  • Não ter apoio de amigos ou alguem de confiança pra quebrar um ganho(ou uma arvoré…)

Ser pai e mãe é padecer no paraíso. Não adianta, a gente sempre vai sofrer por alguma coisa, seja no Brasil ou na China. É uma decisão que requer tempo e prudência. Não é só a sua vida…é a vida de outra pessoa tambem. Queria abordar muitas outras coisas, mas deixarei para um próximo post.

A verdade é que nós sempre queremos o melhor para nossos filhos e viver em um país que proporcione uma vida digna, para mim foi determinante na hora de sair do Brasil  e tem sido o motivo para aguentar o outro lado da moeda.


Gostou desse texto? Não esquece de deixar sua avaliação nas estrelas que aparecem logo no inicio. Se inscreva no blog e receba diretamente no seu email todas as nossas novidades. Para entrar em contato conosco, utilize o formulário abaixo:

Anúncios
Follow Partiu Espanha on WordPress.com
Sobre partiuespanha (160 artigos)
Taiana Amaral Jiménez, é brasileira residente e apaixonada pela Espanha. Criou o Partiu Espanha com o objetivo de compartilhar as melhores dicas para brasileiros que desejam viajar, estudar, trabalhar e viver no país. :)

21 comentários em Ser Mãe na Espanha é Mais Fácil que no Brasil? | Minha Experiência

  1. Me identifiquei muito com seu post… morei em gijon e valladoli durante 2 anos, fui com meus pais e meu marido que, na época, era meu noivo rsrs Voltei por conta da crise. Dei entrada na minha cidadania pela espanha e demorou mais de 2 anos pra sair… fiquei desiludida e voltei… mas me arrependo muuiito rsrsrs… agora tenho minha cidadania e estou dando entrada no meu casamento e na nacionalidade de minha filha de 3 anos… estou um pouco insegura mas a vontade de voltar pra essa terra é imensa! a insegurança veio por conta da minha filha.. .quando fomos a primeira vez eram só eu e meu marido.. .agora temos a pequena… pelo que li, nao é dificil conseguir escola para ela nao é? o tramite é complicado para ela mesmo tendo a cidadania? demora pra conseguir vagas no publico? e a crise ja esta passando? pretendemos ir em meados de 2018. Muito obrigada pelos esclarecimentos! um abraço!

    Curtido por 1 pessoa

    • Natalia, muito obrigada! Você está com a faca e o queijo na mão. Com a nacionalidade española tudo é mais simplificado. O país vem crescendo dia após dia. Ainda não está uma maravilha, mas nem se compara com os últimos 10 anos. Eu estive em Valladolid, e gostei bastate! Que vocês tenham um ótimo retorno ao país! Um abraço 🙂

      Curtir

  2. Gostei bastante do Post! Li que você esta em Valencia. Estou indo pra Barcelona com minha filha de 5 anos. Minha preocupação maior é sobre o intimo local , pois as aulas serão em Catalão e ela devera ter o bilingue em espanhol, sendo que, alem de aprender 2 línguas novas e ser alfabetizada, eu não falo Catalão. você passou por isso?
    beijos

    Curtido por 1 pessoa

    • Oi Natalia, eu quase tive que mudar para uma cidadezinha perto de Barcelona enha a mesma dúvida que você. Existem escolas particulares que dão prioridade ao castelhano. Crianças apredem super rápido e o catalão não é um bicho de sete cabeças!! Não se preocupe 🙂

      Curtir

  3. Ola, otimo post.
    Obrigada por nos manter informados, tenho muita vontade ir morar na espanha com meu esposo e minha filha de 12 anos. Me preocupo um pouco com minha filha, adaptaçao. O frio na barriga de sair do brasil rsrsrsr

    Curtido por 1 pessoa

  4. Olá, tenho a cidadania, mas ainda não sai do Brasil. Queria saber se existe algum programa assistencial para mães/crianças de 3 anos. Sabe como funciona isso? E também desejo saber se as escolas são em tempo integral que dê pra gente trabalhar. Tenho pensado em ir pra Valencia. Obrigada!

    Curtido por 1 pessoa

  5. Adorei ne identifiquei muito. É dificil deixar todos e seguir praticamente sozinho. Somos 3 agora e eramos tantos, avos,tios,primos,amigos que faziam parte da familia. Enfim foi uma escolha e torço para que seja a certa. Mas ja esta valendo por toda experiencia vivida.

    Curtido por 1 pessoa

  6. Muito legal seu post, estou indo para Sevilla em junho com minhas duas filhas uma de 16 e outra 12, estou confiante que tudo dará certo mas o frio na barriga é inevitável,

    Curtir

  7. Moro há um ano em Valencia e estou programando meu primeiro filho, depois de muito pensar sobre ter filho longe da família, longe da minha mãe… Mas nos dias de hoje é impensável a questão de ter um filho no Brasil… Mas que vou sofre longe da mamãe ahhh vou rsrs

    Curtido por 1 pessoa

  8. Boa tarde, e para uma criança ilegal, já li em um de seus posts que tem direito a educação e em questão a saúde? Desde já agradeço. Bjs.

    Curtido por 1 pessoa

  9. Raquel Villanueva // 10 de abril de 2017 às 17:59 // Responder

    Adorei o post, parabéns! Tenho vontade de ir embora para Espanha com meu filho. A minha prioridade é ele e o que for bom pra ele é bom pra mim e vice e versa. O sonho dele e fazer aulas de futebol na Espanha e temos cidadania isso já facilita um pouco. Mas sempre me pergunto: como são tratados os negros na Espanha? Meu filho é negro e já tem 12 anos.

    Curtido por 1 pessoa

    • Oi Raquel. Entendo perfeitamente a sua preocupação porque eu tambem sou negra e sempre achei que os espanhóis fosse racistas.Mas, estava enganada. Até o momento não passei por nenhum tipo de preconceito, nem mesmo por ser estrangeira. Porém, como em todo lugar, sempre haverá pessoas idiotas e preconceituosas. O bulling na Espanha tem tido resultados serissimos e na idade do seu filho o ideal é você acompanha-lo bem no processo de adaptação ao país. Felizmente ainda são mais boas do que más histórias.

      Curtir

  10. Adorei o poster,obrigada por nos deixar sempre ligados,eu pretendo morar fora do Brasil e sempre gosto de ler sobre suas experiências. 😘😘😘

    Curtir

Obrigada por deixar seu comentário!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: