Como pedir uma cerveja na Espanha

Chegou o calor insuportável do verão (ainda que seja primavera) e não tem outra, o povo corre pras inúmeras e queridisimas “terrazas” de bares e restaurantes.

É muito comum na Europa, que estabelecimentos coloquem mesas nas calçadas ( sem atrapalhar o pedestre, claro). E nessa época do ano elas ficam lotadas!

bar

Terrazas – Foto pixbay

Água e refrigerante perdem de goleada no ranking de bebidas preferidas para “sobreviver” ao inferno   verão espanhol.

Aí é que vem a grande surpresa para maioria dos estrangeiros que visitam o país: Assim como existem Varias maneiras de tomar café na Espanha,   por que pedir uma cerveja ia ser fácil, né?  também existem várias maneiras de tomar uma breja por essas terras.

Só falar espanhol não serve, você vai precisar também saber dizer como deseja a sua cerveja. Uma coisa interessante, é que na Espanha não existe uma preferência explicíta por uma marca ou outra de cerveja como acontece no Brasil.

O segredo está na maneira em que é servida. Espía!

Caña

A caña é a maneira mais popular de tomar cerveja na Espanha. Com aproximadamente 220ml e tirada do grifo, ela é servida geralmente em um copo tipo americano,bem geladinha e com mais ou menos dois dedos de espuma.

caña

Caña – Foto reprodução

Quinto ou Botellin

Das cervejas em garrafa, essa é a mais pequena e também uma das mais pedidas no dia a dia. Assim como a caña,ela tem apenas 220ml.

Muitos bares e restaurantes fazem uma espécie de “combo”, oferecendo “Quinto e Tapa” com valores promocionais ou com a “tapa” gratuitamente. Para quem não conhece, essas são as tapas espanholas 

quinto

Quinto – Foto reprodução

 

Doble, Tubo ou Tercio

Subindo mais 133ml encontramos essas três maneiras de tomar cerveja. As servidas em vasos ( Tubo ou Doble) são digamos que, as “cañas” com mais quantidade,em total 330ml e diretamente do grifo nada de garrafa

tubo

Pixbay

Agora se você curte tomar uma cervejinha diretamente da garrafa, a dica é pedir um “tercio”.

Jarra 

Para quem estiver querendo “iniciar os trabalhos”  ou “enfiar o pé na jaca” pode começar pedindo uma Jarra de cerveja. São 500 ml e muito bem vinda no verão.

 

cerveza

foto pixbay

Litrona

Aos que querem fazer a linha quem tem limite é municipio e economizar uns centavos, existe cervejas de 1 litro (igual que no Brasil), porém, aqui geralmente as pessoas compram mais para reuniões familiares ou com amigos. 

litrona

Foto reprodução

 

Os espanhóis adoram misturar coisas. Depois do café com anis, como não ia ter cerveja com algo mais, né? 

Cerveja com limão ou com um tipo de refrigerante ( geralmente fanta de limão), por que não? Aliás, essa é a minha preferida.  Se quiser experimentar, então você tem que pedir uma “Clara”. 

clara

Foto pixbay

Deu até sede! E aí, preparado para pedir uma cerveja na Espanha? Só não esquecer de beber com moderação, ok? 🙂


Gostou desse texto? Não esquece de deixar sua avaliação nas estrelas que aparecem logo no inicio. Se inscreva no blog e receba diretamente no seu email todas as nossas novidades. Para entrar em contato conosco, utilize o formulário abaixo:

 

 

Anúncios

1 resposta

Obrigada por deixar seu comentário!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s