Creches na Espanha

Para quem tem filhos ou pretende tê-los fora do Brasil, saber como funciona o Sistema Educacional da Espanha é uma das questões mais pertinentes na hora de montar um planejamento.

Entram tantas dúvidas e preocupações, que talvez, só quem seja pai ou mãe, possam sentir na pele o quanto é dificil, principalmente, quando não encontramos informações claras sobre o assunto.

Hoje, te explico como funcionam as creches aqui na Espanha. 

guarderia2

Dia na guarderia – Foto: Pixbay

Como funciona o Sistema pré-escolar

A fase pré-escolar é onde acontece o primeiro contato da criança com o Sistema de Educação. Ela é dividida em duas fases: a primeira vai de 0 a 3 anos e a segunda dos 3 aos 6 anos. E não é obrigatória. Ou  seja, não é exigido a formação escolar antes dos seis anos, porém é recomendável.

Assim como no Brasil, antes das crianças iniciarem seus estudos oficiais nas escolas, elas passam pelas creches, aqui chamadas de “guarderias”.

Pelo ensino não ser obrigatório nessa idade, ela é realizada normalmente em creches particulares. Existem também creches subvencionadas pelo Estado ( que é uma mão na roda para quem não pode desembolsar o valor cobrado na rede privada).

guarderia

Guarderia. Foto: pixbay

Como muitos pais trabalham, as “guarderias” fazem parte do apoio necessário para a familia. Praticamente, 90% dos espanhóis recorrem a essa assistência.

Os horários são flexiveis e os serviços oferecidos também. Em muitas creches podemos encontrar, por exemplo: natação, almoço, traslado, inglês, etc.  E claro, que tudo isso não sai barato.Quanto mais itens você quiser, mais caro será.

guarderia3

Sala de leitura – Foto pixbay

Quando os pais não possuem uma renda suficiente para cobrir esse gasto, o governo oferece programas de ajudas sociais voltados para a Infância.

Quanto custa?

Depende da cidade e do nível de serviços. Em média, paga-se em torno de 300€ por mês por um periodo de 7 horas em uma creche privada. Já em uma subvencioada, a média gira em torno de 150 euros.

Conseguir uma vaga nem sempre é fácil, por isso, você precisa saber quando é o período de pré-matricula e se for o caso, o prazo dos programas sociais que dão assistência nessa questão.

guarderia1

Momento na Guarderia – Foto: pixbay

A partir dos 3 anos de idade, muitos pais recorrem aos colégios públicos que oferecem gratuitamente a segunda etapa. Saiba mais em: Educação Infantil na Espanha

Para ver que “guarderias” que possui na localidade em que você pretende ir, acesse: Creches na Espanha


Gostou desse texto?Se inscreva no blog e receba diretamente no seu email todas as nossas novidades. Para entrar em contato conosco, utilize o formulário abaixo:

Anúncios

Obrigada por deixar seu comentário!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s