Morelha, uma cidade medieval cheia de encanto!

Conhecer as grandes cidades espanholas é o plano A de praticamente todo turista que passa pelo país. Mas, se tem uma coisa que eu super recomendo, é colocar no seu roteiro as pequenas cidades medievais. 

Localizada em Castellón (Comunidade Valenciana), Morella é uma dessas localidades perdidas pelo país, que todo mundo deveria descobrir.

Com uma localização estratégica para a época  em que foi erguida, Morella fica no alto de uma montanha, rodeada por uma grande muralha e cercada pela  natureza.

DSCN2947.JPG

Chegando na cidade – Aquirvo Pessoal 2017

De volta ao passado…

Morella tem muita história pra contar. Foi um dos primeiros lugares a ser povoado na Espanha, já que sua fundação é datada por volta do período eneolítico, ou seja, mais ou menos  entre o ano 2500 a.C e 200 a.C

Por Morella passou gente de tudo que é canto. Gregos, Visigodos, os Romanos, os Árabes, outra vez os romanos, enfim…Passaram tantas culturas diferentes, que  marcas foram deixadas por todos os lados.

DSCN2949.JPG

Entrada da cidade – Arquivo pessoal 2017

O que visitar em Morella

A cidade é bem pequena, inclusive, pode ser vista em um único dia. Começamos o passeio em direção as muralhas que rodeiam a cidade. Do lado de fora, encontramos um parque grande e uma cafeteria aconchegante.

DSCN2957.JPG

Parque próximo a muralha – Arquivo pessoal

A muralha é simplesmente impressionante! E é também um dos “pontos turisticos” para conhecer. Ela rodeia praticamente toda a cidade, e olha que fascinante uma das entradas da cidade. 

DSCN2973

Essa parte  possui duas torres, que são conhecidas como “Torres de la Nevera” ( Torres da geladeira), e leva esse nome porque em uma época entre suas paredes era armazedada a neve ( utilizada para tratar pessoas que estavam doentes).

Se perder entre suas ruas estreitas…

A parte antiga da cidade de Morella está declarada como conjunto Histórico-Artístico e o uma das coisa mais legais para fazer é simplesmente se deixar levar por suas ruas de pedras, e apreciar cada cantinho.

DSCN2992

No meio de todo branco…uma fachada chamativa – Arquivo Pessoal

Uma coisa curiosa sobre as pequenas cidades espanholas, é que todos os moradores pintam suas casas de branco. Perdida pela parte antiga da cidade, encontrei essa, com um altar na fachada e bem, bemmmm laranjada. Achei fofinha!

Subir ao castelo de Morella

Pernas para que te quero! Localizado no topo da montanha encontramos o castelo da cidade. O trajeto é um pouco longo, e recomendo irem de tênis, roupa confortável e levarem água.

DSCN3027.JPG

Porta de acesso ao Castelo – Arquivo Pessoal

O acesso ao castelo de Morella é feito através do Convento de São Francisco ( em estilo gótico) que foi palco de uma reunião com pessoas ilustres: O papa Luna ( Bento XIII), o frei Vicente Ferrer e o Rei da Espanha ( Fernando I de Aragão) para tentar solucionar uma grande crise da igreja católica.

No trajeto é também o momento de contemplar uma das obras antigas da ” Arte macabra da Espanha”, conhecida como ” Danza de la muerte”, pinturas do século XV que representam a nobreza, o clero e povo em torno da morte. Eu hein!

DSCN3037

Pintura original – Foto Arquivo Pessoal

Abaixo colocaram uma réplica contanto um pouco da história e dos personagens registrados.

DSCN3039

Depois de andar..andar, subir e subir para chegar no castelo, temos a recomensa: Uma vista maravilhosa, de mais ou menos mil metros de altura!

Não deixe de visitar também…

A impressionante Basílica de Santa Maria ” La Mayor” que encanta desde a faixada. E dentro é muito, muito mais bonita!

DSCN3004.JPG

Basilica de Santa Maria – Arquivo Pessoal 2017

Construida entre os séculos XIII e XVI, em estilo gótico e renascentista, essa é uma das igrejas mais bonitas da Comunidade Valenciana.

DSCN3014.JPG

Fachada – Arquivo Pessoal

DSCN3022.JPG

Detalhe da porta – Arquivo Pessoal

Depois de tanto passeio, parar para degustar as croquetas (croquete, em português) e queijos da cidade, é outra coisa que você deve fazer ( não vai se arrepender!).

Para alegrar a vida dos mais pequenos, existe um circuito de aventuras chamado Saltapins. Com várias pontes entre árvores, tirolesas e muita diversão no meio da natureza.

Visite, Morella! 🙂

Acesse a página oficial do Turismo em Morella: Morella Turistica 


Se inscreva no blog e receba diretamente no seu email todas as nossas novidades. Para entrar em contato conosco, utilize o formulário abaixo:

Anúncios

Obrigada por deixar seu comentário!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s