Anúncios

Saúde pública na Espanha. Como funciona e quem tem direito?

Follow Partiu Espanha on WordPress.com

O Sistema Público de Saúde da Espanha é considerado um dos melhores do mundo e ocupa o 5º lugar quando se trata de exportação de tecnologia nessa área.

Comparado a muitos países dentro e fora do bloco europeu, o serviço público de saúde da Espanha é visto como um dos mais eficientes, tanto é, que a maioria da população residente no país faz uso dele.

lafe1.jpg

Área de trabalho Hospital La Fé, em València – Foto reprodução

Atualmente a Espanha conta com mais de 3 mil centros de saúde, mais de 10 mil consultórios locais e cerca de 800 hospitais, todos bem equipados.

Como funciona?

O Sistema público de saúde na Espanha é financiado através da arrecadação de impostos e dividido em dois níveis de assistência: Primária e Atenção Especializada. 

Assim como no Brasil, o atendimento primário é realizado em centros de saúde onde  é prestado serviços básicos, tais como: consultas, exames, curativos, cursos para gestantes e atendimento de urgência. 

Já na atenção especializada é realizada em hospitais ou em centros que englobem essa área de atendimento.

Brasileiros tem direito a assistência pública de saúde?

Durante muitos anos Brasil e Espanha tinham um acordo para proporcionar assistência médica gratuitamente em ambos países. Porém, esse compromisso já não estar em vigor.

Se você pretende vir a turismo ou vinculado a um visto que previamente exige a contratação de um seguro de saúde, você deverá fazer uso dele e não da saúde pública, entretanto,  em casos de urgência não lhe será negado atendimento.

Como ter acesso a saúde pública na Espanha?

Para ter direito a utilizar os serviços de saúde pública é preciso realizar um cadastro no INSS do país (Seguridad Social), através do preenchimento de um formulário e apresentação dos documentos exigidos.

Todo trabalhador deverá obter esse número, que posteriormente será fundamental para solicitar o cartão de saúde ( Tarjeta Sanitária) da região em que você mora. Esse direito poderá ser ampliado para conjugê e filhos.

tarjeta

Modelo Cartão de Saúde ( Tarjeta Sanitária) – Foto Reproduçao

Nesse documento constará além dos seus dados, o nome do médico e enfermeiro (De Atenção Primária) que irá “sempre” te atender. Aqui é chamado de “médico de cabecera” e vale o mesmo para as crianças que passam a ter o mesmo pediatra.

Como marcar uma consulta? Exames e Resultados?

Para marcar uma consulta é basicamente simples. Basta ir até o centro de saúde mais próximo da sua residência e apresentar sua “Tarjeta Sanitária” (cartão de saúde).

Ou em muitas regiões da Espanha o agendamento poderá ser feito online ou por telefone.

exame

Exame – foto reprodução

Os exames básicos são realizados no Centro de saúde e o resultado é cadastrado no seu histórico médico digital.

Ou seja, é colocado em uma plataforma online do Sistema de Saúde do qual qualquer médico em qualquer ponto do país poderá ter acesso.

Estou ilegal, tenho direito à saúde pública?

Sim. Em situações de emergência, acidentes graves, gravidez, parto e pós-parto, o atendimento será realizado.

urgencia

Urgência -Foto reprodução

Cada região da Espanha possui autonômia para decidir quem tem ou não direito a receber uma “Tarjeta Sanitária Provisória” sem a necessidade de comprovar residência legal no país.

Para isso, nos centros de saúde existem assistentes sociais que prestam esse tipo de informação e como proceder. Menores de 18 anos tem direito a saúde público independemente se estão legais ou não no país.

Outro ponto importante de lembrar, é que em alguns hospitais e centros de saúde, o atendimento não será negado, mas chegará uma fatura para você pagar. 

Como são os hospitais públicos na Espanha?

Tanto os centros de saúde quanto os hospitais públicos da Espanha são bem equipados e organizados.

Muitos hospitais novos dispõe de quartos individualizados, ou seja, sem o compartilhamento com outros pacientes.

lafe

Quarto do Hospital La Fé, em Valéncia. – Foto Reprodução

A Espanha também conta com excelentes profissionais de saúde e bons equipamentos, porém muito ainda preciso ser feito, principalmente, em relação aos atendimentos especializados, que levam mais tempo para serem feitos.

Nas grandes cidades, o fluxo de atendimento é muito maior e isso gera mais demora e consequentemente mais insatisfação dos usuários. E esse é o ponto chave para melhorar o sistema de saúde público espanhol.

Entretanto, de acordo com a minha experiência, posso afirmar com propriedade que o serviço público de saúde espanhol tem um bom nível. Outro dia recebi uma ligação, era uma pesquisa com umas 30 perguntas sobre a assistência pediátrica realizada com minha filha.

Eu gostei muito, pois é uma forma de avaliar e ajudar nos pontos que precisam ser melhorados. 🙂


Se inscreva no blog e receba diretamente no seu email todas as nossas novidades. Para entrar em contato conosco, utilize o formulário abaixo: 

 

 

Anúncios
Follow Partiu Espanha on WordPress.com
Sobre partiuespanha (175 artigos)
Taiana Amaral Jiménez, é brasileira residente e apaixonada pela Espanha. Criou o Partiu Espanha com o objetivo de compartilhar as melhores dicas para brasileiros que desejam viajar, estudar, trabalhar e viver no país. :)

1 comentário em Saúde pública na Espanha. Como funciona e quem tem direito?

  1. Olá Taiana, tudo bom? Adorei seu post e me identifico, pois tenho dois filhos – uma menina de 5 anos e um menino de 14 anos, e estamos pensando na possibilidade de nos mudarmos para a Espanha, mas confesso, fico ainda dividida em várias questões, na verdade acredito mais ser medo mesmo… medo do novo, medo de não dar certo, medo das crianças não se adaptarem enfim… E por outro lado olho a situação do meu país e não vejo perspectiva nenhuma dessa situação em que estamos mudar tão logo.
    Valência está em nossa lista de possíveis cidades para morarmos, o que vc com sua experiência pode me dizer? Como é em relação a empregos, receptividade dos espanhóis quanto a estrangeiros e custo de vida.

    Obrigada e parabéns pelo blog, pela página no face e ainda mais pela coragem e atitude de dar um passo tão difícil!

    Curtido por 1 pessoa

Obrigada por deixar seu comentário!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: