Anúncios

Lanzarote, uma ilha vulcânica para descobrir na Espanha.

Follow Partiu Espanha on WordPress.com

Lanzarote é uma das ilhas do Arquipelágo Canário, localizada no Oceano Atlântico, e sem dúvida alguma, um lugar a descobrir.

Depois de duas horas de voo, saíndo de Madri com destino as Ilhas Canárias, fiquei totalmente impactada com a primeira imagem  que tive desse lugar: uma imensidão  de terra negra, cheia de pontinhos brancos, rodeada por aquele azul lindo do oceano. Uma combinação moldada pela natureza e pelo homem.

Sobre Lanzarote

Descubrir a história dessa ilha única é também aprender sobre as adversidades, mistura de raças e culturas que passaram por esse lugar. Aprender sobre a superação do proprio homem, em meio a um lugar que teria tudo para dar errado, principalmente, pela escasez de água.

Mas, fenicios, romanos e pessoas de ascendència Bereber souberam conviver com o lado duro da natureza desse lugar.

Lanzarote é formada por vulcões adormecidos, crateras e rios de lava ( por isso a cor da terra em grande parte da ilha é preta ou escura), e foi descoberta em 1312, por um gênoves chamado  Lanzelot Maloisel, daí seu atual nome.

DSCN2647.JPG

Uma montanha rodeada de lava vulcânica – Arquivo Pessoal

O que visitar em Lanzarote ?

Lanzarote não é uma ilha grande, mas precisa ser vista com tranquilidade e por isso a melhor maneira de não perder nada, é dividir seu roteiro em quatro pontos cardinais (norte, sul, leste e oeste).

Um mapa da ilha, sem dúvida, ajudará muito. Você pode conseguir tanto na oficina de turismo, como também pode imprir diretamente no  www.turismolanzarote.com

Antes de começar a visitar todos os pontos turisticos, te recomendo a comprar as entradas online. Existem vários tipos de pacotes e comprar o que inclui todas as atrações saí bem mais em conta do que adquirir separadamente.

• Día de Praia – Sul da Ilha

A melhor maneira de começar a viagem é simplesmente relaxando em uma das praias paradisíacas de Lanzarote. Areia branquinha, água cristalina e um sol radiante. E por falar em sol, o bom clima acompanha a ilha durante o ano inteiro.

Ao sul da ilha vamos encontrar duas praias maravilhosas: A ” Playa del Papagayo” e a ” Playa Blanca”. E já vou avisando: a água é super fria!! 😀

lanzarote.jpg

Playa del Papagayo – Arquivo Pessoal

Além do banho em águas congelantes do Oceano Atlântico, na Playa Blanca tem também uma orla marítima super bacana. Com diversos bares, restaurantes, lojas e sorveterias.

lanza.png

Playa Blanca – Arquivo Pessoal

•  Mirador del Rio

Saindo em direção ao norte da ilha de Lanzarote, vamos encontrar vários pontos turisticos. Um deles é o Mirador del Rio, de onde conseguimos ter uma vista privilegiada do mar e de uma ilha que está bem em frente, a Isla Graciosa.

DSCN2904.JPG

Vista do Mirador del Rio – Arquivo Pessoal

Essa pequena ilha também pode ser visitada, diariamente saí diversos barcos com turistas que preferem disfrutar de praias menos movimentadas.

No Mirador del Rio também encontraremos uma cafeteria, onde podemos degustar de um bom café, acompanhos de uma vista magnifica.

 

DSCN2890.JPG

Cafeteria dentro do Mirador del Rio – Arquivo Pessoal

• Jameos del Água 

Continuando pelo sul da Ilha, encontraremos outro ponto turistico que não pode ficar de fora do seu roteiro. Os Jameos del água, é a pura obra conjunta da natureza com a mão do homem,precisamente de Cesar Manrique.

Ja imaginou almoçar em um restaurante dentro uma cova vulcânica? Isso é possivel. 

DSCN2695.JPG

Restaurante Jameos del agua – aquivo pessoal

Além disso, você também poderá apreciar um jardim subterrâneo, uma belissima piscina, um museo, e claro, uma loja para você levar um souvenir de lembrança.

DSCN2712.JPG

Jameos del agua – arquivo pessoal

DSCN2681.JPG

Cova vulcânica

Uma das coisas mais interessantes desse local, é que nessas aguas vive uma especie única e muito pequena de um carangueijo que só existe aí.

• Parque Nacional Timanfaya 

Chegamos na cereja do bolo. Esse é o ponto turistico mais visitado da ilha, e não é para menos. A sensação é simplesmente a de estar em outro planeta. Dizem que esse é um dos únicos lugares da terra semelhante ao planeta marte. 

Timanfaya é o nome do vulcão que arrasou com a ilha de ponta a ponta. As erupções aconteceram entre os anos de 1730 e 1736. Atualmente, os vulcões estão inativos, mas algumas zonas dessa área emanam muito calor. Da ate pra fazer um churrasquinho só com o vapor que sai da terra. Impressionante.

DSCN2798.JPG

Churrasco apenas com o calor do vulcão…adormecido! – Arquivo Pessoal

O passeio no Parque Timanfaya pode ser feito de ônibus e talvez só assim nos damos conta da impressionante força da natureza. Lavas adormecidas por todas as partes, tudo preto, marcado para sempre na história desse lugar.

DSCN2794.JPG

No Parque nacional Timanfaya – arquivo pessoal

 

• Cueva de los Verdes

Uma das paisagens mais naturais de Lanzarote, a Cueva de los Verdes, tem surpresas do ínicio ao fim 🙂 

170_11-Cueva-de-los-Verdes-inside.jpg

Foto Worldisbeautiful.eu

Formada a partir das erupções vulcânicas de 3000 a 5000 anos atrás, essa parte da ilha é cheia de labirintos subterrâneos, que hoje é aberta ao público. São pecorridos aproximadamente 2 km e um guia turistico vai explicando tudo.

• Castillo de San Jose

Na capital da ilha, na cidade de Arrecife, encontramos esse forte do século XVIII, que atualmente foi transformado em Museu de Arte Comteporâneo.

DSCN2801

Castillo de  San Jose – Arquivo Pessoal

Dentro você vai encontrar diversas obras, exposições e no exterior uma vista bem bonita.

DSCN2812.JPG

Exposição fotográfica – arquivo pessoal

•  Rancho Texas Park

Para os amantes de animais, o Rancho Texas Park é um lugar a ser colocado na sua passagem por Lanzarote. É um pequeno zoologico que abriga diversas especies, muitas delas, recuperadas de antigos circos ou do tráfico de animais.

DSCN2847.JPG

Arquivo Pessoal

Onde se hospedar?

Como já comentei em outros textos, saber a melhor epóca para vir na Espanha, faz uma diferença enorme no orçamento. Por norma geral, as Ilhas Canárias é agraciada com uma boa temperatura durante todo o ano. Entre junho e agosto é alta temporada nas ilhas, e Lanzarote não escapa.

Na ilha você vai encontrar todo tipo de alojamento, mas hotéis com “tudo incluido” pode ser uma boa opção. Ficamos hospedados no Thb Hotels Tropical Island e super recomendo, principalmente, para quem for levar criança na viagem.

O Hotel é completo. São apartamentos individuais, equipados com fogão, geladeira, sofa, tv, e quartos separados. Além de ter várias piscinas, programações para crianças, adultos, bares, spa e muita diversão. 

Onde comer?

O leque de opções é bem variado. Na ilha o que não falta são restaurantes, lanchonetes e pizzarias. A dica é comer nos pequenos povoados e experimentar a culinária local, onde o carro chefe são os pratos com pescados e frutos do mar.

Dicas importantes

Para quem for ficar mais dias na ilha, programação é o que não falta, você pode também visitar:

• Puerto del Carmen, onde você vai encontrar diversas lojas e restaurantes.
• A Playa Grande, que fica bem próximo a puerto del carmen.
• Castillo de Santa Bárbara
• Teguise, que é uma das localidades mais antigas da ilha.
• Jardín de Cactus.
• Mergulho com guias, surf e diversos esportes aquáticos.
• Parque Aquático   http://www.aquaparklanzarote.es/
• Você vai precisar alugar um carro na ilha. No próprio aeroporto você tem opções econômicas a disposição.

1lanza.jpg

Lanzarote foge do padrão  de beleza das ilhas espanholas que estamos acostumados a ver. O contraste impacta antes mesmo do avião pousar. É uma experiência única. Recomendo uma, duas, três, 10 mil vezes. Não foi por acaso, que Jose Saramago declarou seu amor pela ilha. E nem é por acaso que astronautas treinam missões em suas terras. Quero voltar! 🙂


Se inscreva no blog e receba diretamente no seu email todas as nossas novidades. Para entrar em contato conosco, utilize o formulário abaixo: 

 

 

 

 

Anúncios
Follow Partiu Espanha on WordPress.com
Sobre partiuespanha (175 artigos)
Taiana Amaral Jiménez, é brasileira residente e apaixonada pela Espanha. Criou o Partiu Espanha com o objetivo de compartilhar as melhores dicas para brasileiros que desejam viajar, estudar, trabalhar e viver no país. :)

Obrigada por deixar seu comentário!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: