Anúncios

Choque cultural ao chegar na Espanha

Follow Partiu Espanha on WordPress.com

A Espanha é nossa conhecida de velhos tempos, né pessoal? Quem não lembra das interminaveis aulas de história e geografia mundial durante os anos escolares?

Eu tive a sorte de ter tido ótimos professores nessas disciplinas, que aliás, sempre foram as minhas preferidas, mas posso te garantir que tudo passa a ser muito superficial quando você coloca os pés nesse país. 

Esquece as touradas, o flamenco, Madri e Barcelona,porque a Espanha é muito mais do que isso, e ainda que os países iberoamericanos sejam similares em alguns aspectos, as diferenças sociais e culturais são surpreendentes.

Caindo de paraquedas na Espanha

A minha chegada na Espanha foi marcada por uma mistura de sentimentos inexplicáveis. Surpresa, ansiedade, medo, alegria, empolgação. Era meu primeiro contato social com um “mundo” totalmente novo para mim. 

Essa avalanche de sentimentos tem nome: Choque cultural. No meu caso, foi um eletrecultamento mesmo. Eram tantas diferenças entre São Paulo e Valencia, que não comparar as coisas do dia a dia virou um grande desafio nos meus primeiros meses morando aqui.

10 coisas na Espanha que são diferentes no Brasil

As diferenças que notei ( até o momento…)

• Atendimento 

Em muitos estabelecimentos, principalmente em lojas, o vendendor não fica te adulando para levar algo. Ele simplesmente te dar as informações sobre o produto. Se você quiser comprar ótimo, se não quer ele nem insiste.

Outra coisa que me chamou atenção, é que nunca um atendente deixará um cliente falando sozinho para atender outro .Ou seja, você tem que ter bom senso e esperar ele terminar para poder te atender, caso contrário ele pode até “chamar sua atenção” pela sua falta de educação. 

• Escolas 

Em outros textos já comentei sobre a diferença do calendário escolar em relação ao Brasil e também dos horários. Além disso, nas escolas públicas o aluno não ultiliza uniforme.

aluno1.jpg

Alunos – Foto reprodução

Mas, o que realmente chamou minha atenção foi  o fato dos estudantes se referirem ao professor pelo primeiro nome.

Enquanto no Brasil, chamamos , por exemplo, “professora Maria”, aqui eles chamam simplesmente pelo nome de “Maria”. Inclusive os mais pequenos. Nada de “tia” ou “professora”. Estranho né?  Eu achei. 

• Treta sem ressentimentos

Gente, esse é um ponto muito importante se você chegou recentemente na Espanha, mas que ao passar do tempo você vai se acostumar ou não.

Os espanhóis são extremamente diretos ao falar e talvez por isso carreguem nas costas a fama de “grossos” e “estúpidos”.

Aqui é super comum “discussões” entre familiares e amigos, mas sem que isso seja  levado para o lado pessoal. Dificil de entender, né?

treta

Nada de violência fisica, hein!! Foto Reprodução

Aqui eles te dizem na cara o que pensam, e defedem sua opinão até o fim, chamam a tua atenção, discutem feio e logo vão, por exemplo, tomar um café ou uma cerveja juntos. E claro, sem ressentimentos! Então se prepare para a liberdade de levar  e dar um esporro, sem rancor no coração.

• Reciclagem

Em todas as ruas você vai encontrar depósitos de lixo para reciclagem, separados entre lixo órgânico, papel, plástico, vidro, óleo e até mesmo roupa. Outra coisa é que usem. Eu acho que ainda falta mais incentivo educacional para que isso passe a ser um hábito.

contenedores.jpg

Contenedores – Foto reprodução


• Roupa e comida barata

Fiquei pasma com as opções acessíveis econômicamente para vestir e comer. É muito mais barato do que no Brasil e isso realmente me deixou de boca aberta. 

primark.jpg

Loja de roupas Primark – Foto Primark

• Cafeterias e “Menú del día”

Eu sempre tomei café da manhã em casa e quando trabalhava em São Paulo, por falta de tempo, parava em uma cafeteria e comia super rápido. Aqui na Espanha, é um hábito tomar café da manhã na cafeteria. Sempre estão cheias, já seja verão ou inverno. 

Aqui na Espanha outra coisa interessante é que todos os restaurantes do país oferecem o “Menu del dia” para o almoço, e normalmente com um ótimo preço (entre 7€ a 15€), onde é servido dois pratos a escolher ( entrada e um prato quente), bebida, sobremesa ou café.

menu.JPG

Menu del dia em Andaluzia


• Facilidades para viajar

Conhecer a França, Portugal, Itália, Reino Unido, entre outros países e gastando quase nada é possivel quando você mora na Espanha, por exemplo.Viajar por aqui é muito mais fácil, principalmente, pelas opções de transporte e pelo preço.

ryanair


• Programas de TV

Taí uma coisa que me surpreendeu: os programas televisivos na Espanha. Vocês sabem aquelas novelas da Record que tem inicio mas parece que nunca fim? Aqui igual.

Tambem passam programas como BBB e muitos relacionados com o “amor”. A nudez é vista como algo natural na televisão e falar de sexo não é um tabu. Os comerciais demoram uma eternidade ( tipo 7 minutos de propaganda) e é preciso ter muita pacicência para ver um filme.

adan

Programa Adan y Eva – Foto reprodução

E as diferenças não param por aí, mas essas certamente foram as que mais me chamaram atenção. E você, o que estranhou ao chegar no país??


 

Anúncios
Follow Partiu Espanha on WordPress.com
Sobre partiuespanha (175 artigos)
Taiana Amaral Jiménez, é brasileira residente e apaixonada pela Espanha. Criou o Partiu Espanha com o objetivo de compartilhar as melhores dicas para brasileiros que desejam viajar, estudar, trabalhar e viver no país. :)

Obrigada por deixar seu comentário!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: