Anúncios

Espanha: Três erros graves que cometi na chegada

Follow Partiu Espanha on WordPress.com

Eu não lembro exatamente em qual dia criei meu querido blog, mas sem sombra de dúvidas que foi em um periodo dificil na Espanha.

Assim como a maioria de vocês, antes de embarcar nessa aventura, eu passei um bom tempo pesquisando informações em outros blogs, nos consulados e nas comunidades de brasileiros que residem na Espanha. E não foi o suficiente. Acabei cometendo três grandes erros na minha primeira experiência fora do Brasil.

Meter os pés pelas mãos é algo realmente fácil, principalmente, quando a gente não tem um porto seguro que nos estenda a mão na Espanha. Por isso, hoje, compartilho com vocês, três erros que cometi logo ao chegar no país e que foram determinantes na minha volta ao Brasil. E na criação do Partiu Espanha 🙂

1º Erro – Registro de Casamento

Para quem não sabe, sou casada com um cidadão espanhol e por isso tenho direito de residência e trabalho na Espanha, através de um “visto” chamado ” Familiar de Comunitário”. Acontece que eu não registrei meu matrimônio no Consulado Espanhol no Brasil, porque  simplesmente desconhecia que isso era necessário.

Digital Camera

Meu casamento

Então se você casou no Brasil com um cidadão de nacionalidade espanhola, registre seu matrimônio no Consulado Espanhol da sua cidade, e no mesmo momento ou em poucos dias, você receberá em mãos o tal “Libro de Familia”, que valida o casamento na Espanha.

Obviamente, que é possivel realizar esse trâmite na Espanha, porém o tempo de espera é muito superior e a burocracia também. Experiência própria, mas isso te conto depois!

2º Erro – Estudos

Antes de vir para a Espanha eu estava no 5º semestre do curso de Fisioterapia em uma Universidade de São Paulo. Iludida  de que continuaria meus estudos na Espanha sim ou sim, acabei perdida e desesperada em um mar de contradições.

Então, se você pretende vir estudar na Espanha, através de uma transferência escolar, certifique-se dos requisitos exigidos pela Universidade, da documentação necessária e do periodo em quem isso pode ser feito. Porque simplesmente cair de paraquedas em uma sala de aula por aqui é impossivel.

3º Erro – Ilegalidade

Mesmo sendo casada com um cidadão espanhol, perdida nos trâmites burocráticos,  e somando gastos com documentações e assessorias, meu tempo legal no país terminou e não consegui solucionar nada. 

Depois de sete meses na Espanha, vi que do jeito que estava não ia rolar. Tava tudo muito errado. De volta ao Brasil, fui parada no aeroporto de Lisboa e quase perdi meu voo.

Levei uns 20 minutos de esporro de um policial português e mesmo mostrando toda a papelada referente aos trâmites na Espanha, ele simplesmente ignorou.
Não adiantava: Eu tinha ultrapassado os dias estipulados.

tenso.jpg

Gente, foi constrangedor. Eu queria chorar e nenhuma explicação era aceita. Nenhum papel. Nada. Consegui embarcar levando na bagagem uma dívida de 90 euros (1 por cada día que fiquei ilegal) e não poderia retornar num prazo de 6 meses. 

Sabe a sorte de principiante? Não tive. E sei que muita gente acaba comentendo os mesmo erros que eu. E sei também que existem pessoas que não passam por nada do que eu vivi.

Experiências são muito relativas e essa, felizmente, foi a minha. Felizmente? Sim, felizmente. Eu aprendi com todos os erros cometidos e na minha segunda vez no país, por fim, deu tudo certo!

Conselhos Importantes

• Fique sempre legalmente no país
• Não deixe para renovar sua autorização de residência, estudo trabalho, entre outras, na última hora.
• Leia os sites oficiais do governo espanhol.
• Não confie em qualquer blog. Tem muita informação desatualizada solta por aí.
• Assesoria pode ser uma mão na roda, mas prepare o bolso.
• Guarde dinheiro. Tenha sempre uma poupança. Você pode realmente precisar.
• Conheça suas obrigações fiscais na Espanha.

Espero que você evite todos os meus erros. 🙂


Se inscreva no blog e receba diretamente no seu email todas as nossas novidades. Para entrar em contato conosco, utilize o formulário abaixo:

 

Anúncios
Follow Partiu Espanha on WordPress.com
Sobre partiuespanha (175 artigos)
Taiana Amaral Jiménez, é brasileira residente e apaixonada pela Espanha. Criou o Partiu Espanha com o objetivo de compartilhar as melhores dicas para brasileiros que desejam viajar, estudar, trabalhar e viver no país. :)

Obrigada por deixar seu comentário!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: