Escola para adultos na Espanha | Como funciona?

O meu primeiro contato com uma escola para adultos foi no Brasil, quando estudava pedagogia na Universidade Federal do Pará e realizava um estágio por uma ONG chamada Planeta Educação.

Através desse projeto, eu ajudava na alfabetização de adultos que não foram a escola.

Nos meus primeiros dias na Espanha, me deparei com um sistema parecido ao que eu já conhecia e fiquei super empolgada, afinal, ficava bem ao lado da minha casa.

Fui pedir informações e para minha surpresa, esse projeto educacional ia muito além do que imaginava.

Hoje, te apresento as Escolas para Adultos, que estão espalhadas por todo o país.  😊

Escola para adultos, como funciona?

Todas as cidades da Espanha contam com ao menos uma escola direcionada para adultos e nelas são oferecidos diversos tipos de ensino. Alfabetização, ensino fundamental, médio (como um supletivo) e a preparação para provas de acesso à Universidade e aos cursos de Formação Profissional.

Mas, a escola para adultos não fica apenas nisso não. Tem também cursos de idiomas, artesanatos, manualidades, entre outras coisas. Além de passeios culturais que ajudam na integração social. Afinal, nunca é tarde, não é mesmo?

Brasileiros podem ter acesso?

Sim. E essa é uma ótima opção  para quem já reside no país e não tem como pagar cursos particulares para aprender espanhol, por exemplo. Também podem realizar a matricula nas outras formações, desde que, não possuam certificados de conclusão no Brasil.

O que é preciso para participar?

O ensino é gratuito, mas o aluno deverá pagar pelo material didático. Eu, por exemplo, tive que pagar 30€ e recebi livros e fotocópias dos assuntos estudados. Um dos requisitos para poder participar é ter como mínimo 16 anos.

O período de matricula muda de uma comunidade para outra, mas geralmente acontece em maio ou junho. Dentre os documentos pedidos, é preciso levar foto 3×4, o formulário de inscrição, fotocópia do passaporte e  o empadronamiento.

Estou ilegal, posso me matricular?

Depende. Isso muda de uma cidade para outra, mas normalmente não há nenhum problema. Principalmente, para imigrantes que precisam aprender espanhol. Então, se você estiver interessado e irregular no país, consulte a secretária da Escola de Adultos ou as Assistentes Sociais da sua cidade.

Sou muito velho, será que vale a pena?

Meu caro, como dizia meu pai: Velho é o mundo. E o mesmo digo a você. Uma formação educacional sempre vai pesar na hora de procurar um trabalh no país, então, arregasse as mangas e aproveite a oportunidade.

As aulas funcionam igual como em uma escola normal, de segunda a sexta feira, porém com horários reduzidos. Afinal, muita gente tem que trabalhar ou cuidar dos filhos.

Algumas escolas para adultos na Espanha

 Escola para adultos em Barcelona

 Escola para adultos em Madrid

• Escola para adultos em Valencia

 Escola para adultos em Sevilha


Gostou desse texto? Se inscreva no blog e receba diretamente no seu email todas as nossas novidades. Para entrar em contato conosco, utilize o formulário abaixo:

 

 

 

 

Anúncios

Obrigada por deixar seu comentário!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s