9 coisas que aprendi com os espanhóis

Quando eu embarquei no voo da Tap com destino a Madri, nem de longe imaginava o quanto conviver com os espanhóis e com a cultura espanhola influenciariam no que sou hoje.

Soa meio dramático, eu sei, mas não posso deixar de compartilhar com vocês essas nove coisas que aprendi com eles e que agora também fazem do meu jeito ser. Será que você vai pegar esses hábitos também? 🙂

1 – Comer pão (sempre!)

Eu sempre fui fã de pão com manteiga no café da manhã, mas morando aqui na Espanha, comer pão se tornou algo com mais significado para mim.

Logo quando cheguei ao país, notei que em todas as casas, bares e restaurantes, o pão era servido como acompanhamento em qualquer refeição, aliás, era algo indispensável no dia a dia.

Comecei provando as deliciosas “tostadas” que eram acompanhadas de jamón ibérico, queijo, tomate, marmelada, etc. Todo dia experimentava um sabor diferente e adivinha só? Acabei caindo de amores e o meu peso foi lá para as cucuias.

Passaram alguns meses até eu experimentar comer pão durante o almoço. Uma garfada alí, um pedacinho de pão aqui, uma colherada alí, outro pedacinho de pão molhado no azeite aqui, e assim foi…aprendi a “molhar” o pão.

pao.jpg

2- Dar Esporro

Toda vez que alguém vem me perguntar “Aí Taiana, como são os espanhóis?”, eu sempre toco nesse ponto, porque para quem não conhece a fera, pode acabar detestando o jeito de ser deles.

O espanhol em sí, é bem direto, detestam rodeios e enrolação, e isso significa que se ele tiver que dar um esporro, ele vai te dar sim ou sim.

A diferença com o Brasil é que aqui isso não é levado para o lado pessoal, muito menos recebido como uma mágoa ou desentendimento, é apenas um modo de  colocar e receber uma opinião direta, você gostando ou não. Ou seja, tem esporro pra dar e vender, mas sem mimi por isso.

Eu nunca fui muito “mansinha” nas palavras, mas nada comparado a sinceridade exagerada dos espanhóis. Outro dia falando com uma amiga brasileira no telefone, ela soltou: “Nossa, meu, cê tá muito estúpida, véi”. Eu ri, tipo cinco minutos sem parar, simplesmente porque jamais em outros anos eu teria dado um esporro com tanta sinceridade sem me importar em como ela ia reagir.

espanhol

3- Reclamo de quase tudo (Aff!!)

Eu não lembro de ter sido uma pessoa tão reclamona como sou agora e as vezes me pergunto se é por conta da convivência com alguns espanhóis. Será? Pelo que observei, aqui eles reclamam absolutamente de tudo, até das coisas boas. É uma mania de criticar por criticar e quando se trata de política, clima e futebol, só Jesus na causa.

Que chato, virei uma reclamona também! Será que tem volta atrás? Viu, já tô reclamando! 🙂

reclamar.jpg

4- Curtir a vida sem dar bola pra torcida!

Sabe aquela preocupação de colocar um biquíni estando acima do peso? Levar aquela marmita pra uma praça? Ou de usar uma roupa meio louca? Então, aqui na Espanha as pessoas não estão preocupadas com isso.

Enquanto em muitas cidades brasileiras, mulheres e homens  se privam de ficarem a vontade na praia ou fazer qualquer outra coisa por medo do que vão falar, aqui na Espanha a vibe é meio diferente. E eu adoro isso!

roupa.jpg

5- Porque você tá gritando? 

Tá mesmo achando que nós brasileiros falamos alto né? Sonhou, colega. Aqui o povo fala gritando. No início tive até dor de cabeça e hoje em día parece que carrego um megafone na boca.

Quando cheguei aqui era até meio constrangedor para mim, porque sempre me diziam:
“FALA ALTO” “NÃO TE OUÇO” ” O QUE VOCÊ DISSE?”, e sim eu já estava falando bem mais alto do que o normal, mas não era suficiente para os ouvidos espanhóis. Aí não teve jeito, né? Tive que subir o volume!

falar.jpg

6- Boca foi feita “pá cumê” 

Gente, eu sempre gostei de comer e minhas bochechas do Kiko não negam, mas aqui na Espanha eu passei a comer muito mais. Apreciar a comida, a sobremesa, o café, o chupito Meu Deus, quando levantarei desta mesa?, é o mais normal. Você senta e não sabe quando levanta, principalmente, em reuniões com familiares e amigos.

comer

7- “Não fale com estranhos”, Ah vá!!

No Brasil conheci muita gente em fila de banco, hospital, lanche, porque né mores, a gente adora bater um papo. Aqui na Espanha, é muito comum que ao entrar ou sair de qualquer lugar as pessoas deem um cumprimento geral.

Eu gosto bastante disso e não nego um Buenos días ou Hasta Luego para ninguém, até mesmo para os que não respondem. E assim conheci muitos “estranhos”, outro dia mesmo estive uns 30 minutos falando com um padre que é missioneiro na República Dominicana. E foi um bate papo super legal.

Aquela regra de “não fale com estranhos” pode ser quebrada as vezes. Agora, não vai sair dando papo pra qualquer louco, né fia (o).

hastaluego.jpg

8- Dormir a siesta ( 8º Maravilha do Mundo!!)

Eu amo dormir e vocês? Tão bom né? Tá dormindo e evitando de fazer merda pelo mundo. Aqui na Espanha dormir depois do almoço é sagrado, mas nem todo mundo pode. Novos tempos. Mas, a siesta não é uma ou 2 horas dormindo não, são apenas alguns minutinhos para relaxar.

siesta0.jpg

9- Jolinnnnn, um “palavrão” em cada frase??

Os chamados “palavrões” no Brasil, aqui em muitos casos tomam um rumo bem diferente e são empregados em frases cotidianas. Então, não se surpreenda quando você soltar por aí um: “ Me cagooooo en todo”, “Joderrr”, “cojonesssss”, hahaha. É normal!

joder.jpg

Obviamente que nesses três anos vivendo na Espanha me acostumei com muitos hábitos espanhóis que hoje utilizo na minha vida. Acredito que a experiência de viver no exterior é exatamente essa: Agregar aquilo que você considera culturalmente positivo, sem esquecer a sua essência! E aí, será que você está se “espanholizando” também? 🙂


Gostou desse texto? Se inscreva no blog e receba diretamente no seu email todas as nossas novidades. Para entrar em contato conosco, utilize o formulário abaixo:

 

Anúncios

Obrigada por deixar seu comentário!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s