Primeiros passos na Espanha

A cada ano que passa, a Espanha recebe mais e mais brasileiros que estão interessados não apenas em conhecer a terra de Cervantes, mas também para aperfeiçoar o perfil acadêmico nas renomadas Universidades do país, ou simplesmente, os que querer morar um tempo fora do Brasil.

Todo mundo sabe ou deveria saber, que bem antes de pôr os pés na Espanha, é preciso um planejamento prévio, principalmente, para os que vão ficar por um periodo mais largo no país.

Se esse é seu caso, hoje te explico sobre os primeiros passos que você vai precisar dar assim que chegar na Espanha.

Primeiros passos

Depois de ficar com cara de besta pra tudo, tirar 5000 fotos em cada monumento, postar no facebook sua localização em Madri ou Barcelona, fazer vários videos para o instagram, dar uma de youtuber e  arriscar no espanhol que você aprendeu vendo RBD e chiquititas, chega a hora de partir para o combate a parte mais séria da viagem.

• Estadia:

Muitos estudantes ficam com receio de alugar um quarto ou apartamento ainda estando no Brasil e de fato eu não aconselho. Afinal, há golpistas em todas as partes. O ideal é você pesquisar bem sobre os bairos da cidade destino, ver as opções, agendar visitas e temporariamente ficar hospedado em um hotel, hostel ou até mesmo apartamentos Airbn.

hostel

• Documentação:

Sem perde muito tempo, você precisa efetivar sua situação no país. Ou seja, realizar os trâmites burocráticos mais basicos: Fazer o Empadronamiento e também solicitar o  NIE ( Número de Identificação Estrangeiro), quando você possua os requisitos para tal ( visto de estudante, trabalho, familia comunitário, etc), já que o NIE é exclusivamente para estrangeiros com situação legal no país.

• Solicitar a Tarjeta Sanitária:

Para quem chega ao país através da “reagrupación familiar” por ser parente de um cidadão espanhol ou europeu, após receber o NIE deverá se cadastrar no sistema de “Seguridad Social” ( equivalente ao nosso INSS, no Brasil) para poder ter acesso a saúde pública. Vale lembrar, que para tal, é preciso reunir os requisitos exigidos.

tarjeta

• Abrir conta no Banco:

Gestionar a vida financeira muitas vezes requer a abertura de uma conta bancária. Na Espanha existem muitos bancos, inclusive, já escrevi sobre como é feito esse procedimento e os bancos que recomendo. Veja: Saiba como abrir uma conta bancária na Espanha

•Registro de Estrangeiros Europeus:

Tem passaporte europeu? Então você precisa realizar o Registro central de estrangeiros, ou seja, avisar aos órgão oficiais de que você vai residir na Espanha por um tempo superior a 3 meses. Esse procedimento pode ser feito em uma “Comissária de Policia” (Delegacia).

• Matricular o filho na Escola:

Se você tem filhos, não tem que esperar começar o ano letivo para poder realizar a matricular. A partir dos seis anos de idade, a educação pública na Espanha é obrigatória. Para saber como proceder, leia: Como matricular os filhos em uma escola espanhola?

• Transferir a Carteira de Habilitação Brasileira ou Solicitar a Espanhola:

Brasil e Espanha possuem um acordo para facilitar esse trâmite, o que significa que se vocè for habilitado para dirigir no Brasil sua carteira também será válida na Espanha, desde que, você realize um procedimento burocrático chamado ” Canje de Permiso” que é feito mediante agendamento prévio no Departamento de Trânsito Espanhol.

Se você não tem habilitação e possui uma autorização de residência superior ha seis meses na Espanha, poderá realizar sua carteira de motorista no país. O processo é bem parecido com o do Brasil: Teste psicotecnico, prova teorica e práctica. Só prepara o bolso: saí bem caro!

DSCN3082.JPG

Fiquei dois anos sem dirigir 😦 , mas agora já tenho minha habilitação espanhola \o

• Saber onde pedir ajudar, caso seja necessário:

Parece brincadeira, mas nao é. Aliás, esse é um item muito importante, mas que ninguem leva em consideração. Tenha anotado telefones, emails e endereços de onde você possa recorrer auxilio, por exemplo: Consulados, embaixadas, policia, ONG, etc.

• Processo de Integração:

Fazer amizades no país pode resultar um desafio para os recem chegados que quase sempre correm atrás de outros brasileiros e na maiorida das vezes são ignorados. Entenda que você é quem está chegando ao país, então estabelecer vinculos com outros cidadãos deve partir de você, não tenha vergonha.

chicas.jpg

• Fale Espanhol:

Quer morar na Espanha sem falar espanhol? Díficil, colega. Foque nos livros, aulas, cursos, no que seja, mas aprenda o idioma.

• Conheça a sua cidade:

Eu conheci Valencia de cabo a rabo, subindo e descendo de várias linhas de ônibus e metrôs. Me perdia e me encontrava. Assim aprendi sobre os bairros, zonas, ruas, lojas, etc. Hoje em dia, tem mapa no celular que ajuda bastante.

Procure saber como economizar no transporte, se é melhor alugar uma bicicleta ou ir andando. Tem menos de 30 anos? Em muitas cidades existem programas direcionados para jovens, como cursos profissionalizantes, documento que dá desconto em diversas atividades de ocio e por aí vai.

taiana (2)

València, em 2014.

Parece pouca coisa essa listinha né? Não é! Haha  Junte muita paciência, determinação e mais paciência outra vez. Você vai precisar! 😉


Gostou desse texto? Se inscreva no blog e receba diretamente no seu email todas as nossas novidades. Para entrar em contato conosco, utilize o formulário abaixo:

Anúncios

Obrigada por deixar seu comentário!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s