Ser criança na Espanha

O perfil de imigrantes brasileiros que chegaram na Espanha nos últimos anos sofreu uma mudança brusca: de solteiros e sem filhos para familias completas.

A crise econômica, de valores e a violência sem freio que assola o Brasil tem feito muita gente fazer as malas e tentar uma nova vida no exterior.

Talvez, o peso definitivo de morar na Espanha ou em qualquer outro país da Europa, esteja relacionado em poder criar os filhos em um local seguro e que possibilite uma boa formação educacional e cultural.

Como é ser criança na Espanha?

O meu primeiro contato na Espanha foi uma espécie de laboratorio social, onde eu analisei cada detalhe referente a ser ” mãe, pai e filho”, afinal, já levo no meu curriculum a maternidade e queria entender como eram as coisas do lado de cá e notei pontos interessantes na minha opinião.  Vejamos alguns deles:

•Liberdade:

A primeira delas é que as crianças aqui são mais livres. Talvez essa liberdade esteja diretamente ligada a segurança existente na Espanha. Eu vejo crianças brincando livremente em parques, andando de bicicleta, jogando bola, curtindo uma das melhores fases da vida.

As cidades Espanholas contam com diversos museus, parques e programações voltadas para os mais pequenos. É a oportunidade de aprenderem sobre diversos assuntos de uma forma mais divertida.

DSCN1793.JPG

Minha filha no Museu de Ciências Principe Felipe

• Independência:

Quando minha cunhada enviou seu filho de 10 anos para um acampamento de verão do outro lado da Espanha e por mais de 13 dias eu quase tive um troço.

Porque na minha cabeça ele ainda era pequeno demais para isso. Bobagem! Vi que muitos pais colocam os filhos em atividades assim durante o verão e querendo ou não, os tornam mais independentes. E não é apenas nisso, em outros aspectos, notei que os filhos em geral, não dependem tanto do pai ou da mãe.

• Simplicidade:

As festas de aniversário na Espanha são simples e quase sempre celebradas em familia e com os amigos mais intimos.

Nada de exageros em decorações ou a ideia de ostentar o que pode e o que não pode para os convidados. É realmente bem simples: Bolo de supermercado, alguns sanduiches, batata frita de saco, refrigerante, etc.

DSCN0966.JPG

Bolo de supermercado mesmo 😀

• Tempo completo:

Como já comentei em outros textos, as crianças passam a maior parte do dia nas escolas e dividem o restante das horas realizando atividades extra-escolares, como: natação, música, esportes, dança, teatro, etc. Existe uma infinidade de opções, sem que você precise deixar um rim para cada uma delas.

julia4

Apresentação do Ballet

Pais e avós presentes

A familia na Espanha é algo muito importante e quase sempre estão bem unidos, além disso, notei que os avós fazem um papel extremamente importante na vida dos netos. Eles são muito presentes e acabam dividindo as tarefas diárias com as crianças e os pais.

O lado B 

Sempre tento colocar pra vocês o outro lado da moeda porque muitas vezes falar apenas do lado bom deixa a impressão de que a Espanha esta totalmente livre de certos problemas. 

Infelizmente, os casos de bullyng (ou acoso escolar, em espanhol) acontecem dentro e fora das escolas,  por isso, é muito importante ter atenção redobrada com os filhos.

Nem preciso lembrar ou sim? que aquela regra básica de “não fale com estranhos”, “tenha cuidado”, entre outras, é válida por aqui também. A Espanha não esta imune de problemas e crimes barbaros, por isso, todo cuidado é pouco, mesmo em um país seguro.

Direitos das crianças estrangeiras na Espanha

Toda criança que esteja na Espanha, de forma regurlar ou não, terá seus direitos garantidos e assistidos pelo Governo Espanhol.

Isso significa que lhe será proporcionado educação e saúde pública, e em certos casos ajudas sociais ( como por exemplo: becas de comedor escolar).

Leia mais: Ser mãe na Espanha é mais fácil que no Brasil?

 


Se inscreva no blog e receba diretamente no seu email todas as nossas novidades. Para entrar em contato conosco, utilize o formulário abaixo:

Anúncios

Obrigada por deixar seu comentário!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s