Dirigir na Espanha|Como fazer a troca da CNH Brasileira pela CNH Espanhola

Desde 2009, Brasil e Espanha possuem um acordo para que a carteira de motorista de ambos países sejam válidas em seus territórios, desde que elas  cumpram com a normativa pactada.

Legalmente, brasileiros podem dirigir na Espanha  durante os seis primeiros meses no país, desde que, portem a habilitação brasileira e o passaporte. Tenha em conta que essa autorização é válida apenas na Espanha, por isso, se você tem planos de dirigir também em outros países, antes de viajar é preciso solicitar no Brasil a Permissão Internacional para dirgir (PID).

conducir.jpg

Foto ilustrativa – pixbay

 

Quem pode trocar a CNH Brasileira pela Espanhola?

Todo brasileiro que for residir legalmente na Espanha por um tempo superior a seis meses pode solicitar a troca da habilitação. Mas, para isso é importante que ela esteja em vigor, pois não é possivel fazer a renovação na Espanha.

O processo da troca se chama “Canje de Permiso” e ao contrário do que muitos pensam, ela não é feita no consulado brasileiro e sim na “Jeaftura Provincial de Tráfico”, órgão responsável pelo trânsito na Espanha.

Como proceder | Canje de Permiso

• O primeiro passo consiste em solicitar a “cita prévia” (agendamento) na ” Jeaftura Provincial de Tráfico” da localidade onde você reside. Isso pode ser feito pessoalmente ou pela internet: Canje de Permiso 3º paises

• Canje de Permiso Tercero países   ← Selecione  a sua cidade e o tipo de trâmite ” canje de permisos de conducción” e também a opção Brasil.

canje (2).jpg

• Preencha corretamente o formulário com os dados solicitados ( número de NIE, da carteira de habilitação, etc).

canje3.jpg

• Feito isso, o próximo passo é esperar a confirmaçãos dos dados fornecidos que serão enviados ao Brasil. O processo pode ser acompanhado na página oficial https://sede.dgt.gob.es/es na parte ” Consultar cita previa de terceros países”.

canje4.jpg

• No dia em que o agendamento for confirmado, aparecerá a informação de ACEPTADA. Você deverá levar a Jeaftura de Tráfico da sua cidade, os seguintes documentos:

· NIE (documento de indentidade estrangeiro)
· CHN Brasileira (carteira de motorista)
· Fotografia 3×4 recente
· Um teste de aptidão psicofisica. Esse examene pode ser feito em qualquer centro de “Reconocimiento de Condutores”, custa em média 30€ e é bem rápido.
· Formulário preenchido no momento.
· Realizar o pagamento da taxa no valor de 28€

Prazo de entrega e informações importantes

Ao entregar a documentação você receberá uma habilitação provisória até que você receba a original, que leva um prazo médio de 15 a 30 dias para chegar na sua casa.

Como dito anteriormente, a CHN brasileira não pode estar vencida no momento que você realize o “Canje de Permiso”. Outro ponto importante, é que tenha sido emitida antes da sua autorização de residência na Espanha ou entrada no país.

A CNH espanhola é válida por dez anos e caso você vá ao Brasil de férias, por exemplo, poderá conduzir portando ela, desde que, não seja por um tempo superior a seis meses.

Todo condutor precisa ter um seguro, por isso, antes de colocar o pé na estrada não esqueça de fazer um. 

Fonte: http://cgmadri.itamaraty.gov.br/


Se inscreva no blog e receba diretamente no seu email todas as nossas novidades. Para entrar em contato conosco, utilize o formulário abaixo:

 

 

 

 

 

 

Anúncios

Obrigada por deixar seu comentário!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s