Como é a imigração no aeroporto de Madri ?

(texto atualizado em 29/11/18)

O Aeroporto Adolfo Suárez , é a porta de entrada para muitos viajantes que chegam diariamente a Espanha. E milhões de turistas internacionais passam por ele a cada ano.

Durante muito tempo esse foi o Aeroporto mais conhecido e temido por  viajantes brasileiros com destino à Europa, já que anos ante o índice de reprovação ao passar pela controle de passageiros era altissímo e configuravamos entre os viajantes mais deportados da Espanha.

Atualmente, o Aeroporto Adolfo Suaréz ou simplesmente Barajás (como é mais conhecido) tem sido mais amigável com os turistas brasileiros, principalmente, por conta de acordos firmados para facilitar e intensificar o turismo entre os dois países.

Isso de nenhuma maneira significa que você não deva  cumprir com as regras exigidas para entrar no país, mas  a probabilidade de voltar tendo toda a documentação correta é minima.

Como é o Aeroporto de Madri ?

O Aeroporto de Madri está formado por quatro terminais de embarque e desembarque, sendo eles: T1, T2, T3 e T4. Sempre que o seu destino final não for Madri, sua viagem dará seguimento em um deles.

Por isso, é preciso ficar atento em casos de conexões, pois talvez seja necessário se deslocar de um terminal a outro através de um trem gratuito que interliga as plataformas aeroportuárias.

Os terminais estão divididos conforme as saídas de destino dos voos, ou seja: Países Schengen, Países da União Europeia (Não Schengen) e terceiros países. Em todos os terminais você encontrará diversos serviços, como por exemplo, lanchonetes, cafeterias, restaurantes, lojas, máquinas de auto check-in, balcão de informações, etc.

Aeroporto de Barajas, Madri.

 

O controle no aeroporto

Muita gente acredita que o controle de passageiros inicia apenas no box de imigração (quando o policial vai carimbar seu passaporte), porém isso acontece bem antes do avião aterrizar.

E quando chegam voos oriundos da America do Sul, aqui conhecidos como “vuelos calientes” o controle é bem mais rígid em virtude dos inúmeros casos de  tráfico de drogas, pessoas e imigração ilegal. 

Inclusive muitos agentes disfarçados de passageiros transitam diariamente no aeroporto em busca de irregularidades. 

O controle é realizado pela Guarda Civil espanhola, que ante qualquer suspeita direciona o viajante para uma sala e efetua o protocolo, como por exemplo, perguntas, escaneio de maletas, testes anti-drogas, etc. Neste video, vocês podem observar como ele é feito:

 

Como não se perder no aeroporto ?

Esse é um dos medos mais frequentes dos viajantes de primeira viagem. Eu mesmo, fiquei bem preocupada antes de chegar a Madri e morria de medo de não saber para onde ir.

Pois bem, ao desembarcar, as pessoas são direcionadas ao posto de imigração, que está dividido entre os que possuem cidadania europeia e os de outras nacionalidades.

bara
Controle de entrada – Foto Reprodução
 Se você pretende viajar para a Espanha e não possui nacionalidade de um dos países membros do bloco europeu, irá precisar reunir com antecedência todos os  Requisitos de entrada para Brasileiros 
No box de controle migratório, o agente pode te fazer mil perguntas ou nenhuma. É sorte. Dentre

os questionamentos que podem ser feitos, os principais são esses:

  • Quanto tempo pretende ficar no país?
  •  Onde você vai se hospedar?
  •  Pode ser que peça para você apresentar os comprovantes : Bilhete de viagem, seguro de viagem, carta convite, etc.

Apesar de muita gente tremer de medo e demonstrar nervosismo, essas perguntas e comprovações fazem parte da atividade rotineira que acontece em praticamente todos os aeroportos do mundo.

Não fique com medo, responda as perguntas com clareza (em português caso não fale espanhol ou inglês), leve a documentação em uma pequena pasta para facilitar o processo e aguarde a decisão do policial.
Com o passaporte escaneado e carimbado, é hora de aproveitar os dias no país, sem ultrapassar 
 o limite de dias autorizados, viu ? 😉
Não deixa de ler minha via crucis para chegar ao país, nesse texto aqui ó Viajando para a Espanha pela primeira vez

Se inscreva no blog e receba diretamente no seu email todas as nossas  novidades. Para entrar em contato, utilize o formulário abaixo.

Saludos!!

Taiana Jimenez

Sou brasileira, residente e apaixonada pela Espanha. Amante de viagens e da cultura espanhola, compartilho com vocês minha experiência e as melhores dicas para quem deseja morar, estudar ou turistar pela terra de Cervantes!

2 Replies to “Como é a imigração no aeroporto de Madri ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *