Como é viajar de trem-bala pela Espanha?

texto atualizado em 08/05/19

Há 25 anos a Espanha dava um “grande salto” para integrar as cidades espanholas  de forma mais rápida e segura: Começaram as viagens em trens de alta velocidade.

Com mais de 85 milhões de transeuntes na última decada, viajar a mais de 300km/h em um AVE (trem de alta velocidade) é uma opção a mais na hora de se locomover  em território espanhol e até mesmo ir além da fronteira, chegando em trilhos  a outros países da União Europeia.

Mas como será a experiência de viajar em um trem tão rápido? Hoje, te conto timtim por timtim tudo que você precisa saber antes de embarcar nessa aventura.

Opções de trens na Espanha

A responsabilidade da malha ferroviária espanhola fica a cargo da RENFE, empresa que administra absolutamente tudo que esteja ligado a viagens em trem, ja sejam elas de curta, média ou larga distância.

Apesar dos trens-balas serem os mais escolhidos na hora de encarar uma viagem de larga distância, a Renfe também conta com outras opções bem interessantes e muitas vezes mais econômicas.

Existem trens de média e curta distância, que interligam localidades pequenas com cidades de médio e grande porte.

Para chegar até elas os passageiros podem escolher por trens com velocidades  reduzidas, que giram entre 160 km/h a 200km/h, e levam alguns minutos ou horas a mais (dependendo do trajeto).

Agora  que tal passar a noite viajando e dormindo confortavelmente em um trem ? Não parece má ideia, né gente? Ainda mais quando se trata de comodidade.

A Renfe disponibiliza viagens nacionais e internacionais no seu “trenhotel”, com alojamento individual ou compartilhado, e serviço de cabine.

Imagina que delicia embarcar em Madri com destino a Lisboa, em uma área reservada, com direito a banheiro completo (com chuveiro) e acesso vip a  sala “club”. Seria meu sonho ? 😀

Cabine trem-hotel Renfe

 

Classe preferente Talgo

 

A Renfe conta com 7 tipos de trens que cobrem diferentes trajetos em território espanhol e também com destinos internacionais.

Comprar passagem de trem na Espanha

Adquirir um bilhete para viajar de trem na Espanha é bastante simples. Ele pode ser comprado pela internet ou pessoalmente nos guichês das estações.  Para a primeira opção, acesse o site oficial da Renfe.

Preencha a opção de itinerário, data, horarios e clique em comprar. Aparecerão todas as informações correspondentes da viagem, sendo elas: horario, preços, tempo de viagem, etc.  Feito isso é só seguir as indicações para realizar o pagamento.

Dicas importantes antes de viajar

  • Confirme seus dados. Veja se está tudo correto. Imprima a passagem comprada e jamais esqueça do seu documento de viagem ( passaporte, dni, nie).
  • Verifique a estação de partida e também a de chegada. Algumas cidades contam com diversos pontos de saída, por isso, fique atento para não confudir a origem da sua viagem e perder o trem!
  • Se você adquiriu um bilhete para dois tipos de trens ( cercania + ave) por exemplo, saiba em qual parada você vai precisar trocar de trem.
  • Leia antentamente as regras referentes a bagagem. ( No site da Renfe tem tudo explicadinho).

Como é feito o embarque ?

Primeiramente você precisa encontrar a plataforma de embarque para trens de alta velocidade ou se for o caso para trem de media distância. Tanto em Madri como em Barcelona existe uma área exclusiva para esse tipo de viagem.

Verifique na sua passagem o número da plataforma de embarque do seu trem. As partidas são anunciadas nos monitores, por isso, fique atento para saber o momento de seguir para a sua “fila”.

Normalmente a  plataforma de acesso ao trem abre 20 minutos antes. Assim como em uma viagem de avião, você também passará por um controle, que dependendo da cidade de embarque, poderá ser feita juntamente com  sua bagagem ou de forma separada.

Feito isso, o próximo passo é buscar pelo vagão e poltrona correspondente a sua passagem. Jamais entre e sente em qualquer lugar. Está tudo muito bem controlado, então, evite ser “mal educado” e ter problemas.

O número do vagão e poltrona constam na sua passagem. Para encontrar qual é o seu lugar, é só ir observando as placas informativas  ou pedir para que algum funcionário indique onde você tem que embarcar.

Assento encontrado, é so guardar bem sua bagagem e disfrutar da viagem! Te lembro que os trens de alta velocidade contam com cafeteria e serviço de bordo. 

Cafeteria Ave

 

Descontos e Informações úteis

Tanta gente recorre a Renfe para se locomover pelo país, que a empresa decidiu criar uma série de descontos para os viajantes.

Quando se trata de algum evento ou data comemorativa, a Renfe lança promoções de bilhetes que fazem qualquer bolso levantar a mãozinha pro céu.

No entanto, existe também a possibilidade de dar aquela economizada, quando você segue algumas dessas opções abaixo:

  • Comprando ida e volta você ganha 20% de desconto.
  •  Para quem tem o cartão de familia numerosa, rola um desconto mara.
  • Crianças menores de 4 anos não pagam 🙂
  • Crianças entre 4 e 14 anos recebem 40% de desconto.
  • Grupos recebem entre 20% e 40% de desconto.
  • Entre outros.

Atrasos e Indenizações

A Renfe  tenta cobrir com eficacia seu compromisso de puntualidade. Por isso, existe indenizações em casos de atrasos ou não realização das viagens.

Caso isso ocorra, basta entrar no site oficial, preencher os dados necessários e proceder a solicitação da indenização. Veja mais: Compromisso Puntualidade Renfe

Tem interesse em morar, estudar, trabalhar ou simplesmente “turistar” pela Espanha? Te convido a acompanhar nosso conteudo e ficar por dentro de tudo que acontece! 🙂 Assine a nossa newsletter. É gratuito!


Se inscreva no blog e receba diretamente no seu email todas as nossas  novidades. Para entrar em contato, utilize o formulário abaixo.

Saludos!!

 

 

 

Taiana Jimenez

Sou brasileira, residente e apaixonada pela Espanha. Amante de viagens e da cultura espanhola, compartilho com vocês minha experiência e as melhores dicas para quem deseja morar, estudar ou turistar pela terra de Cervantes!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *