Cursos profissionalizantes na Espanha

Uma das dúvidas mais frequentes que recebo está relacionada com os cursos profissionalizantes na Espanha.

Já falei sobre ele nesse texto aqui Brasileiros podem realizar cursos profissionalizantes na Espanha,mas hoje quero ampliar a informação comentando com vocês sobre os cursos profissionalizantes em modalidade “dual”.

Antes te tudo, vocês precisam entender como essa formação esta dividida e de que maneira brasileiros podem ter acesso a ela.

Cursos profissionalizantes na Espanha

Aqui na Espanha os cursos profissionalizantes são conhecidos como FP (Formación Profesional) e estão estruturado em três partes: ciclo básico, médio e superior.

Além disso os cursos oferecidos são separados por áreas (aqui chamado de “famílias profesionales”), sendo elas:

  • Atividades físicas e esportivas, Administração e gestão, Agraria, Artes Gráficas, Comercio e Marketing, Edificação e Obra civil, Eletricidade e Eletrônica, Energia e Agua, Fabricação Mecânica, Hotelaria e Turismo, Imagem Pessoal, Imagem e Som, Industria Alimentar, Industria extrativa,
  • Informática e Comunicação, Instalação e Manutenção, Madeira e Moveis, Marítimo -Pesqueiro, Química, Saúde, Segurança e Meio Ambiente, Serviços socioculturais, Têxtil, Transporte e Manutenção de veículos, Vidro e Cerâmica.

Formação profissional básica: Ela é direcionada a estudantes que tenham entre 15 e 17 anos. Para ter acesso é preciso obrigatoriamente ter cursado o primeiro ciclo da educação secundária. Ao finalizar o aluno pode prosseguir para a FP de nível médio.

Formação profissional média: Mais conhecidos como CFGM (Ciclos Formativos de Grado Médio), são estudos que te permitem adquirir competências necessárias para exercer uma profissão. Como por exemplo: Ser técnico de enfermagem, mecânico, auxiliar administrativo, etc.

Para ter acesso é preciso ter finalizado a ESO (equivalente ao ensino fundamental brasileiro), ou ter em mãos o certificado de Formação básica ou bem como realizar a prova de acesso.

Ao finalizar o aluno tem a opção de entrar no mercado de trabalho ou seguir formando-se, cursando a etapa seguinte.

A duração total é de aproximadamente dois anos e inclui estágios em empresas ou centros associados a aérea de formação.

Formação profissional superior: De todos os ciclos esse é o que melhor interessa aos brasileiros. Para ter acesso a ele é preciso ter homologado o ensino médio para que tenha validade na Espanha.

via GIPHY

 Com isso você terá acesso direto a formação. Ou seja, não há necessidade de realizar prova de acesso.

Além disso, após finaliza-lo você pode entrar no mercado de trabalho ou ingressar em uma Universidade Espanhola (sem necessidade de realizar a prova de acesso).

Em média o curso dura 2 anos, totalizando 2.000 horas de formação, com direito a estágios.

FP DUAL e suas vantagens

Uma nova modalidade bem chamando a atenção de quem tem interesse em uma dessas formações. A FP (Formação profissional) DUAL possibilita que o estudante aprenda em empresas credenciadas a sua área desde um primeiro momento e de forma remunerada.

Além disso é incluído mais horas de formação no curriculum. O melhor disso tudo é que existe grandes possibilidades de no final você conseguir ser contratado pela empresa.

Para ter acesso a uma FP DUAL é preciso se inscrever em centros que repartem essa modalidade. O critério de seleção também é levado a cabo por cada escola.

Normalmente exigem que o aluno tenha interesse nesse tipo de formação, curriculum atualizado e proficiência em um segundo idioma.

Cursos de Graduação Média

  • Atividades físicas e esportivas, Atividades equestre, Gestão Administrativa, Jardinagem, Produção Agrícola, Produção agropecuária, Impressão gráfica, Impressão digital, Impressão e acabados gráficos, Atividades Comerciais, Comercio de produtos alimentares, Construção, Obras de interior,
  • Decoração e reabilitação, Instalação elétrica e automática, Instalação de telecomunicações, redes e estações de tratamento de agua, fabricação mecânica, Cozinha e gastronomia, Estética e beleza, Cabelereira, Auxiliar de enfermagem, Farmácia, entre outros.

Cursos de Graduação Superior

  • Administração e finanças, Paisagismo, Comercio Internacional, Marketing e Publicidade, Gestão de vendas e espaços comerciais, Transporte de Logística, Projetos de edificação,
  • Projetos e obra civil, Laboratório Clinico e Biomédico, Robótica Industrial, Eletromedicina Clinica, Direção de Cozinha, Assessoria de Imagem, Animações 3D, Radioterapia, entre outros.

Arquitecto e ingeniero que trabaja en un documento de dibujo sobre la planificación del proyecto y el progreso del horario de trabajo en el sitio de construcción del edificio Foto Premium

Que curso de formação profissionalizante escolher?

Escolher o que estudar sempre nos traz duvidas, não tem jeito. E quando se trata de tentar uma formação em outro país a coisa se complica.

Acredito que primeiramente você deve optar por algo que goste e que te realize profissionalmente.

Afinal, não tem coisa pior do que trabalhar em algo que não é a sua praia. Em segundo plano, verifique com antecedência a saída profissional que ele te proporciona.

Pense fora e dentro da Espanha. A gente nunca sabe o dia de amanhã e talvez cursar algo que te permita trabalhar em qualquer lugar seja mais vantajoso.

Lembre-se que para ter acesso é preciso ter o diploma de ensino médio brasileiro homologado na Espanha ou tentar através da prova de acesso.

As inscrições abrem todos os anos entre os meses de abril e julho, por isso, não perda o prazo de inscrição.

 O processo seletivo para quem apresenta o “bachillerato” (ensino médio) homologado leva em consideração a nota geral dada pelo Ministério de Educação da Espanha.

Quanto mais concorrido for o curso, maior será a nota para ter acesso a ele. O bom é que a inscrição te permite escolher até 5 cursos. Se você não entra na sua primeira opção tem outras quatro chances.

Legal né? Para fechar com chave de ouro, pesquisas recentes informam que após finalizar cursos profissionalizantes mais de 70% dos alunos entram no mercado de trabalho logo nos seis primeiros meses.

Espero que esse texto te ajude. Se ficou com duvidas é só entrar em contato comigo. Um abraço e boa sorte, navegantes!


Se inscreva no blog e receba diretamente no seu email todas as nossas  novidades. Para entrar em contato, utilize o formulário abaixo.

 

Taiana Jimenez

Sou brasileira, residente e apaixonada pela Espanha. Amante de viagens e da cultura espanhola, compartilho com vocês minha experiência e as melhores dicas para quem deseja morar, estudar ou turistar pela terra de Cervantes!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *