Em 2040, a Espanha será o país com maior esperança de vida do mundo.

Segundo o último estudo realizado pela Universidade de Washington, nos Estados Unidos, em 2040 os espanhóis alcançaram a maior expectativa de vida do mundo, atingindo a marca de 85,8 anos.

Atualmente a Espanha encontra-se no Top 10 de países com maior esperança de vida, ocupando a 4ª posição, ficando atrás apenas de Singapura (3º lugar), Suíça (2º lugar) e Japão (1º lugar), num ranking que avalia 195 nações.

Neste momento, a expectativa de vida dos espanhóis está em média nos 82,2 anos e tudo aponta que ela subirá aproximadamente cinco anos a mais até 2040. O estudo indica que a principal razão desse avanço será consequência do crescimento relacionado aos cuidados com a saúde pública e o com o estilo de vida.

A Espanha segue seu processo de envelhecimento e segundo os últimos informes obtidos pelo INE (Instituo Nacional de Estatística), em janeiro de 2017 foram registradas mais de 8.764.204 pessoas maiores de 65 anos, cerca de 18,8% sobre o total da população (46.572.132).

Qual será o segredo para viver tantos anos? Morando na Espanha pude perceber que a chave para envelhecer bem está diretamente relacionada com a qualidade  e estilo de vida e  também com o clima.

Vejo diariamente muitos idosos de um lado para outro. Não param. É deixando os netos na escola, fazendo ioga, passeando com suas mascotas, caminhando, realizando atividades em centros voltados especificadamente para eles, ou simplesmente sentados em um banco tomando sol.

A esperança de vida é apenas um dos indicadores que refletem as consequências de políticas sociais, sanitárias e econômicas de um país. E sim, a Espanha tem um longo caminho a percorrer, mas não é à toa que muitos estrangeiros europeus a escolhem para disfrutar da conhecida melhor idade.

Em um próximo texto comentarei sobre como é a vida dos mais velhos do lado de cá, abordando o lado bom e ruim de envelhecer na Europa. Enquanto isso, te recomendo dois textos:

Visto para aposentados brasileiros residirem na Espanha

Sabia que você pode adotar um avô ou avó na Espanha?| Projeto visa combater a solidão em asilos

Fonte: Abc.es


Se inscreva no blog e receba diretamente no seu email todas as nossas  novidades. Para entrar em contato, utilize o formulário abaixo.

Saludos!!

Taiana Jimenez

Sou brasileira, residente e apaixonada pela Espanha. Amante de viagens e da cultura espanhola, compartilho com vocês minha experiência e as melhores dicas para quem deseja morar, estudar ou turistar pela terra de Cervantes!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *