Envelhecer na Espanha: Idosos trocam asilos e criam “república” para viverem juntos.

 

A Espanha é um dos países mais longevos do mundo. Tanto é que segundo as últimas pesquisas, em 2040 a expectativa de vida será de aproximadamente 90 anos.

Envelhecer é um processo natural por qual – com sorte –passaremos quase todos. E você, já parou para pensar de qual modo gostaria de viver essa etapa da vida?

Na minha opinião, sem dúvida alguma, a melhor maneira seria ao lado de quem amamos, familiares e amigos queridos.

Pensando nisso, Victor Gómez e Cruz Roldán fudaram a “Convivir”, uma espécie de “republica para a terceira idade”.

A ideia surgiu a mais de 15 anos e juntos eles criaram uma cooperativa para aqueles que não queriam ser uma carga familiar e ao mesmo tempo pudessem vivenciar a chamada melhor idade longe dos banquinhos de praças e parques.

A Convivir oferece nos seus mais de 7 mil metros quadrados, cerca de 66 apartamentos equipados e adaptados, respeitando a privacidade e independência de cada morador.

Além disso, essa famosa “república” conta com bares, cafeterias, salas de atividades,biblioteca, lavanderia, restaurante, serviço médico completo (com fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, etc), e um calendário recheado de atividades culturais e lúdicas.

Atualmente convivem mais de 80 pessoas de diferentes idades e que curtem a aposentadoria de forma dinâmica e ativa.

A república para amigos fica no municipio de Horcajo de Santiago,  aproximadamente a 100km de Madri e de Cuenca. E o mais legal de tudo é que  ela tem sido modelo para centenas de asilos Europa a fora.

O objetivo principal dessa cooperativa é que as pessoas possam envelhecer com qualidade de vida, mantendo sua autonomia e independência, recebendo cuidados físicos e psicológicos quando necessitem.

Abaixo você pode conferir algumas fotos do lugar:

Resultado de imagem para residencia convivir cuenca
Entrada dos apartamentos
Resultado de imagem para residencia convivir cuenca
Apartamentos individuais equipados.
Imagem relacionada
Atividades fisicas realizadas em Convivir

 

Essa é inquestionavelmente, uma nova forma de envelhecer. Gostou? Para conhecer mais sobre esse projeto inovador, te convido a dar uma voltinha pelo site da “república”, acessando: https://apartamentosconvivir.com/


Se inscreva no blog e receba diretamente no seu email todas as nossas  novidades. Para entrar em contato, utilize o formulário abaixo.

Taiana Jimenez

Sou brasileira, residente e apaixonada pela Espanha. Amante de viagens e da cultura espanhola, compartilho com vocês minha experiência e as melhores dicas para quem deseja morar, estudar ou turistar pela terra de Cervantes!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *