Espanha e seus Patrimônios da Humanidade – 1ª parte

Você sabia que a Espanha além de ser o 2º país mais visitado do mundo é também um dos campeões em lugares declarados como Patrimônio da Humanidade?

Ocupando a 3º posição num ranking de 167 países, a Espanha possui 48 monumentos que fazem parte do Patrimônio da Humanidade, ficando atrás apenas da Itália e China.

Como residente e apaixonada pela Espanha hoje te apresento a primeira parte com 16  maravilhas para você incluir no seu roteiro de viagem!

  1. Allhambra, Generalife e Albaicin de Granada

O palácio árabe de Allhambra e os jardins de Generalife foram declarados Patrimônio da Humanidade em 1984. Já o bairro de Albaicin recebeu sua condecoração no ano de 1994.

 

2. Catedral de Burgos

Considerada uma das joias do estilo gótico na Espanha, a Catedral de Santa Maria de Burgos demorou quase três séculos para ser finalizada e hoje alberga um tesouro imensurável em forma de pinturas, tumbas e vidraças.

 

3. Centro historio de Córdoba

Pisar no centro histórico de Córdoba e poder encontrar vestígios do século VII é algo, definidamente, surreal.

Por ali foram erguidas mais de 300 mesquitas e incontáveis palácios do qual hoje temos conhecimento que existiram. Parada mais que obrigatória!

Resultado de imagem para puente de cordoba

 

4. Monastério e sitio de el Escorial em Madri

Em 1984, o famoso El Escorial foi incluído na lista de Patrimônio da Humanidade e gente, não é para menos. Construído no século XVI como lugar de retiro do rei Felipe II acabou tornando-se o centro do poder político do seu reinado.

Resultado de imagem para el escorial

 

5. As obras de Antoni Gaudí

O Famoso arquiteto Espanhol Antoni Gaudí deixou sua marca ímpar em vários monumentos e sete deles foram declarados Patrimônios da Humanidade entre os anos 1984 e 2005.

São eles: Parque Guell, Palacio Guell, Casa Milá, Casa Vicens, a Casa Batló, a Cripta da Colonia Guell, a obra de Gaudí na fachada de Natividad e a Cripta da Sagrada Familia.

Resultado de imagem para sagrada familia

 

6. Cidade velha de Ávila e igreja de Extramuros

Fundada no século XI, a cidade de Ávila possui as muralhas medievais mais completas da Espanha. São 82 torres semicirculares e nove portas que nos levam, literalmente, ao passado. Esse magnifico monumento foi declarado Patrimônio da Humanidade em 1985.

 

7. Cidade Velha de Santiago de Compostela

Todos os anos Santiago de Compostela recebe centenas de milhares de peregrinos e essa cidade monumental, repleta de elementos góticos, barrocos e românicos é uma das joias da Espanha. Foi declarada Patrimônio da Humanidade em 1985.

 

8. Cidade velha e aqueduto de Segovia

No ano de 1986 a Unesco se rendeu aos pés da magnifica cidade de Segovia e incluiu no Patrimônio da Humanidade o esplêndido Alcazar e a mais bela obra romana do país, o aqueduto de Segovia, que foi erguido no ano 50 d.c e permanece impecável até hoje.

 

9. Caverna de Altamira e Arte rupestre do Paleolítico no norte da Espanha.

Em 1985 as Cavernas de Altamira foram declaradas Patrimônio da Humanidade e em 2008 esse título se ampliou a outras 17 cavernas localizadas no norte da Espanha.

E obviamente não é uma caverna qualquer. Nelas encontramos arte rupestres datadas entre 35.000 e 11.000 anos a.C.

Resultado de imagem para cueva altamira tumblr

 

10. Monumentos de Oviedo e Reino de Asturias

Berço do pré-românico, Oviedo conta com várias igrejas representativas desse estilo.  E estas foram as incluídas na lista de Patrimonio da Humaniade: Santa María del Naranco, San Miguel de Lillo, Santa Cristina de Lena, San Julián de los Prados e a Cámara Santa de la Catedral de San Salvador.

Resultado de imagem para santa maria de naranco tumblr

11. Arquitectura Mudéjar  de Aragón 

Essa arte impar e datada entre os séculos XII e XVII foi declarada Patrimônio da Humanidade em 1986 e 2011.

Podemos apreciá-la de pertinho nas cidades de Teruel, Zaragoza, Cervera de la Cañada, Tobed e Calatayud.

Resultado de imagem para TERUEL

 

12. Cidade histórica de Toledo

Conhecida como cidade das três culturas (judaísmo, cristianismo e islamismo), foi declarada Patrimônio da Humanidade em 1986 e é um dos pontos turisticos mais visitados da Espanha.

Resultado de imagem para toledo

 

13.  Cidade histórica de Cáceres

A arquitetura da cidade de Cáceres é surpreendente. Pincelada com detalhes em estilo românico, islâmico, gótico e renascentista italiano. A Unesco achou mais que justo incluí-la entre os Patrimônios da Humanidade.

14. Parque Nacional de Garajonay

Nas Ilhas Canárias, mais precisamente na Ilha de Gomera, encontraremos um dos poucos exemplos de bosque Laurissilvia do mundo. E essa maravilha da natureza é Patrimônio da Humanidade desde 1986.

Resultado de imagem para parque nacional garajonay

 

15. Catedral, Alcazar e Arquivo de Indias de Sevilha

Esses três edificios foram declarados Patrimônio da Humanidade em 1986 e seguem sendo um dos pontos turisticos mais visitados da Espanha.

Sabia que no Arquivo das Indias estão guardados documentos sobre as colônias espanholas na América? E como vocês podem imaginar, esse conjunto é de um valor inestimável para a história da Espanha e do mundo. 

Resultado de imagem para la giralda de sevilla

 

15. Cidade velha de Salamanca

O centro histórico da cidade de Salamanca é um verdadeiro museu a céu aberto e foi declarada Patrimônio da Humanidade em 1986.

Nele podemos destacar a famosa Catedral, a Casa de las Conchas, a prestigiada Universidade, a Plaza Mayor e as Torres de La Clerecia.

Resultado de imagem para plaza mayor salamanca

 

16. Monasterio de Poblet

O Monasterio de Santa Maria de Poblet foi incluido na lista de Patrimônios da Humanidade em 1991 por ser uma das abadias mais grande e completa do mundo.

Resultado de imagem para monasterio poblet

 

Gostou ? Então pode incluir no seu roteiro pela Espanha! Em breve, aqui no Partiu Espanha, você poderá conferir a 2ª e 3ª parte desses lugares incriveis.


Se inscreva no blog e receba diretamente no seu email todas as nossas  novidades. Para entrar em contato, utilize o formulário abaixo.

 

Taiana Jimenez

Sou brasileira, residente e apaixonada pela Espanha. Amante de viagens e da cultura espanhola, compartilho com vocês minha experiência e as melhores dicas para quem deseja morar, estudar ou turistar pela terra de Cervantes!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *