Férias na Espanha? Receba parte dos impostos de compras realizadas no país.

Nos últimos anos a Espanha se consagrou como um dos três melhores destinos turísticos do mundo, superando a Itália, China e Estados Unidos.

E como vocês podem imaginar, o vai e vem de turistas incrementa a economia espanhola pois boa parte dos visitantes aproveitam para realizar aquelas comprinhas “mara”.

O que poucos viajantes sabem é que na Espanha existe a possibilidade de recuperar parte dos impostos dos produtos adquiridos, afinal, ser turistas tem lá suas vantagens.

No post de hoje, apresento a vocês as vantagens do Tax Free.

O que é o Tax Free?

Se a gente for traduzir, literalmente, “Tax Free” significa “livre de taxas”. Na ponta do lápis, nada mais é do que eliminar parte do IVA (imposto) da compra de determinados produtos adquiridos por turistas.

Quem pode solicitar o Tax Free?

O Reembolso do IVA por meio do Tax Free pode ser solicitado somente por turistas com residência habitual fora da União Europeia.

Além disso, ele será aplicado apenas em produtos que sejam  para uso pessoal e/ou para presentear.

Como obter a fatura do Tax Free?

Para conseguir o reembolso desse imposto é preciso que a compra realizada tenha sido feita em uma loja credenciada.

Normalmente os estabelecimentos participantes possuem uma plaquinha avisando que estão aderidos a esse sistema, mas caso você não a encontre sempre é bom perguntar.

Até 2018 para poder receber a devolução do IVA na Espanha era preciso que o valor mínimo das suas compras superasse os noventa euros (90€). Atualmente a normativa vigente assegura que não existe uma quantia minima para solicita-lo.

A restituição do IVA  não abrange serviços como restaurantes, excursões e hotelaria. Ao comprar o produto você deverá pedir o formulário correspondente (chamado DIVA Tax Free) e preenche-lo com as informações solicitadas, sendo elas: nome, número de passaporte e país de residência.

 Caso o estabelecimento não disponha desse formulário você deverá pedir a fatura completa da compra.

Como obter o reembolso?

O reembolso do IVA é nornalmente feito no box correspondente no aeroporto, entretanto, algumas lojas já facilitam esse procedimento no próprio local. 

É importantíssimo que você reúna todos os comprovantes e formulários para poder apresenta-los no momento de realizar a restituição do IVA. 

Cada país da Europa marca seu limite de reembolso  Tax Free e aqui na Espanha a devolução chega a ser de 21%.

Ao chegar na Alfândega apresente TODOS os comprovantes de compras realizados dentro da Europa. Eles  serão carimbados e você poderá solicitar o reembolso em empresas que atuam como intermediadoras.

A devolução pode ser feita em efetivo (pagando uma pequena comissão) ou diretamente no seu cartão de crédito.

Box Tax Free

Que lojas da Espanha oferecem Tax Free?

Praticamente todas. Te deixo alguns exemplos:

  • El Corte Ingles
  • Mango
  • Zara
  • Fnac
  • Bershka

Tem interesse em morar, estudar, trabalhar ou simplesmente “turistar” pela Espanha? Te convido a acompanhar nosso conteudo e ficar por dentro de tudo que acontece! 🙂 Assine a nossa newsletter. É gratuito!


Se inscreva no blog e receba diretamente no seu email todas as nossas  novidades. Para entrar em contato, utilize o formulário abaixo.

Saludos!!

Taiana Jimenez

Sou brasileira, residente e apaixonada pela Espanha. Amante de viagens e da cultura espanhola, compartilho com vocês minha experiência e as melhores dicas para quem deseja morar, estudar ou turistar pela terra de Cervantes!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *