Instituto Cervantes Brasil: cursos e certificados.

Parece que finalmente o espanhol vem caindo no gosto dos brasileiros. Tem muita gente focada em aprender um novo idioma e escolhendo pela segunda língua mais falada no mundo.

Aprender espanhol não é uma tarefa fácil, digo por experiência própria, afinal muita gente acaba menosprezando o idioma por pensar que sua similitude com o português o torna simples. Doce engano.

Escolher um bom curso de espanhol pode ser o ponto de partida para ganhar fluência com mais facilidade.

A rede de ensino do Instituto Cervantes no Brasil conta com oito centros, sendo eles nas cidades de: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília Curitiba, Porto alegre e Salvador. Consagrando assim nosso lindo país com o maior número de centros Cervantes do mundo.

Além disso, no Brasil contamos também com mais de 40 centros credenciados para a realização das provas de competência linguística (DELE), que comprova o nível de conhecimento na língua espanhola.

Curso de Espanhol no Instituto Cervantes – Brasil

O curso de espanhol do Instituto Cervantes está divido em módulos que se agrupam em cinco níveis. Eles estão respaldados pelo Marco Europeu de Referência fixado pelo Conselho da Europa .Além do mais, podem ser realizados tanto de maneira presencial como a distância e o preço gira entre 300 e 500 reais.

  • Nível A1:

Essa etapa corresponde ao modulo de acesso ao espanhol e contempla 30 horas de formação. É o ponto de partida.

Ao finalizar, a pessoa será capaz de realizar procedimentos básicos, como fornecer dados pessoais, se apresentar e compreender textos breves.

  • Nível A2 plataforma:

Esse curso contempla três módulos, totalizando 90 horas de formação.  O conteúdo administrado corresponde a compreensão e produção textual, além claro, de abordar temas cotidianos relacionados ao trabalho, vida social, estudos, etc.

  • Nível B1 Umbral:

Ao finalizar o nível B1 o aluno terá capacidade de solucionar problemas práticos através do conjunto de recursos linguísticos abordados.

Participar em conversas com temas sobre o cotidiano se expressando com fluidez, além disso, também conseguirá compreender e produzir textos.

  • Nível B2 Avanzado:

Chegando a este nível o aluno terá um conjunto amplo de recursos linguísticos que lhe permitirá construir e interpretar textos claros e detalhados sobre diversas temáticas.

Sua compreensão auditiva e oral também lhe permitirá falar com fluidez e entender perfeitamente nativos da língua espanhola.

  • Nível C1 Dominio:

Ao finalizar essa etapa os alunos serão capazes de usar de forma fluida o espanhol em todos os âmbitos (sociais, acadêmicos, profissionais, etc) sem dificuldade alguma.

  • Nível C2 Maestria:

Chegando ao último nível, como vocês podem imaginar é o ápice do aprendizado da língua espanhola. Nessa etapa o domínio é total, tanto na compreensão auditiva, escrita e oral.

É também esse nível o indicado para quem finalizou o C1 para manter um plano de estudo regular e claro não deixar o espanhol de lado.

  • Cursos para professores de Espanhol:

O Instituto Cervantes do Brasil também oferece formação, treinamento, atualização, oficinas e cursos intensivos para professores de lingua espanhola.

Diploma de espanhol DELE

O diploma de espanhol chamado DELE é um título oficial emitido pelo Ministério de Educação e Formação da Espanha.

Os exames são oferecidos desde o nível A2 até o C2. Eles são realizados em datas fixadas pelo Instituto Cervantes e constam de quatro provas. O resultado demora em média três meses a ser divulgado.

A importância de ter um diploma DELE não gira apenas em comprovar sua competência linguística, mas também aportará ter um certificado com vigência indefinida e reconhecimento internacional.

 

Diploma de Espanhol SIELE

Outra forma de comprovar nossa competência na lingua espanhola é através do diploma SIELE que está respaldado pelo Instituto Cervantes, pela Universidade Nacional Autonôma do México (UNAM), pela Universidade de Salamanca (USAL) e pela Universidade de Buenos Aires (UBA).

Os exames são feitos de forma online e o aluno pode escolher a data na qual deseja realizar a prova. No caso do diploma SIELE, o resultado é mais rápido, em torno de 3 semanas. O ponto desfavoravel em relação a essa titulação é que a vigência do diploma é de apenas 5 anos.

Como posso realizar minha matricula ?

Se na sua cidade tem um centro do Instituto Cervantes você pode ir pessoalmente conhecer todos os cursos oferecidos, material didático, preços e horários.

Mas, caso na sua localidade não tenha um centro de ensino do Instituto Cervantes você pode realizar os cursos de maneira online.

Para obter mais informações, acesse: Instituto Cervantes Brasil

Tem interesse em morar, estudar, trabalhar ou simplesmente “turistar” pela Espanha? Te convido a acompanhar nosso conteudo e ficar por dentro de tudo que acontece! 🙂 Assine a nossa newsletter. É gratuito!


Se inscreva no blog e receba diretamente no seu email todas as nossas  novidades. Para entrar em contato, utilize o formulário abaixo.

Saludos!!

Taiana Jimenez

Sou brasileira, residente e apaixonada pela Espanha. Amante de viagens e da cultura espanhola, compartilho com vocês minha experiência e as melhores dicas para quem deseja morar, estudar ou turistar pela terra de Cervantes!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *