Mercados tradicionais para visitar e se deliciar na Espanha

Não tenho dúvidas de que uma das melhores maneiras de conhecer um lugar é mergulhando de cabeça na culinária local.

E meus caros, quando se trata de templos gastronômicos a Espanha não decepciona. Tanto é que muitos mercados passaram a ser frequentados por turistas que desejam conhecer de perto a matéria prima dessas delicias e de quebra provar um “tiquinho” de cada coisa nos pequenos postos.

 Hoje, o Partiu Espanha te deixa uma listinha com os mercados mais tradicionais da Espanha. Ah! E pode colocar ao menos um deles no seu roteiro de viagem! 🙂

  • La Boqueria, Barcelona.

Ele já foi declarado o melhor mercado de produtos frescos do mundo e hoje segue atraindo compradores locais e também um sem-fim de turistas.

O mercado de San Jose, mais conhecido como “La boqueria” se localiza em uma das zonas mais transitadas de Barcelona, La Ramblas.

Inaugurado em 1840, atualmente conta com 300 postos de vendas distribuídos nos seus mais de 2500 m².Nele podemos encontrar um pouquinho de tudo. Variedade é a palavra que melhor descreve este lugar!!

Além de produtos locais e exóticos, neste mercado você encontrará diversidade em todos os aspectos, afinal, ele é o mais visitado por turistas!

Entrada do mercado La Boqueria, Barcelona.

 

  • Mercado Sant Caterina, Barcelona.

Seguindo por Catalunha, o Sant Caterina é outra joia dos mercados tradicionais espanhóis. Considerado o primeiro mercado coberto da cidade, ele foi inaugurado em 1848 e totalmente revitalizado em 2015.

Alberga postos com produtos locais, restaurantes e faz parte de Museu de História de Barcelona. Nele também podemos ver os restos do antigo convento sobre o que foi construído. No mínimo, interessante!

Mercado Sant Caterina, Barcelona.

 

  • Mercado Central, Valência.

Sou meio suspeita para falar, afinal, sendo moradora e apaixonada pela cidade de Valência, considero este o mercado mais bonitinho do país.

Em estilo modernista valenciano, ele é parada obrigatória para os turistas que chegam a cidade das fallas.

A sua localização é perfeita, pois se encaixa em qualquer roteiro feito pelo centro histórico, além disso, nele podemos encontrar um ambiente agradável, variedade de produtos e claro, aproveitar para se deliciar com algumas “tapas españolas” enquanto admiramos seus diferentes mosaicos de cerâmica e sua impressionante cúpula.

Fachada Mercado Central, Valência.

 

  • Mercado Colón, Valência.

Ainda por Valência encontramos outro mercado que não passa despercebido aos olhos de ninguém, afinal, ele é considerado um dos mais bonitos da Espanha.

Construído a princípio do século XX é um dos monumentos mais emblemáticos que embelezam o centro de Valência. Em estilo moderno e com influências de nada mais nada menos que Gaudi, esse mercado não pode ficar de fora do seu roteiro pela cidade.

A cereja do bolo? A Horchata, bebida típica local e que você encontrará facilmente em um dos postos de venda.

  • Mercado de Atarazanas, Málaga.

Construído entre 1876 e 1879, o mercado municipal de Atarazanas se diferencia dos anteriores por ser em estilo neoárabe e apresentar elementos nazarís que o tornam único.

Após passar por uma reforma, ele ganhou mais luminosidade e por fim podemos ficar com cara de bobo admirando mais de 100 peças de cristal que conformam um deslumbrante mosaico com diferentes monumentos da cidade de Málaga.

Mercado Málaga. Foto: viajablog.com

 

  • Mercado Central de Zaragoza

Não será a toa que ele é Monumento histórico nacional e bem de interesse cultural. O mercado central de Zaragoza foi inaugurado em 1903 e construído em uma estrutura de ferro e decorado com detalhes neoclássicos.

Mercado Zaragoza. Foto: Angel.

 

É claro que existem outros mercados espetáculares para visitar na Espanha, e por experiência própria posso te garantir que sair um pouquinho do roteiro tradicional pode nos surpreender positivamente.

Então ja sabe, parou em alguma cidade espanhola, entre nos mercados, prove os produtos regionais e encha sua mala de boas experiências! 😉


Se inscreva no blog e receba diretamente no seu email todas as nossas  novidades. Para entrar em contato, utilize o formulário abaixo.

Saludos!!

Taiana Jimenez

Sou brasileira, residente e apaixonada pela Espanha. Amante de viagens e da cultura espanhola, compartilho com vocês minha experiência e as melhores dicas para quem deseja morar, estudar ou turistar pela terra de Cervantes!

2 Replies to “Mercados tradicionais para visitar e se deliciar na Espanha

  1. São verdadeiros “templos” da gastronomia espanhola e uma riqueza arquitetônica maravilhosa…Em maio estarei visitando a Andaluzia e com certeza irei visitar os mercados tradicionais da região

    1. Ola José, tenho certeza que você vai adorar a região de Andaluzia. É, sem dúvida alguma, uma das joias da Espanha. Desejo uma ótima estadia para você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *