Peníscola: Conheça os encantos da cidadezinha espanhola que foi cenário de Games of Thrones

 

Durante muito tempo meu roteiro de viagem pela Espanha incluia sempre as grandes cidades e os pontos turísticos mais conhecidos do país.

Até que passei a conhecer os “pueblos con encanto” (vilas com encanto) e descobri uma infinidade de lugares  maravilhosos que estão escondidinhos na Espanha.

E pasmem, regados de beleza, história, cultura e gastronomia local. Prato cheio para qualquer viajante. Hoje venho te apresentar um desses pedacinhos da Espanha,a pequena e charmosa Peníscola.

Resultado de imagem para peniscola

Parte da Comunidade Valenciana, Peníscola é um pequeno municipio medieval localizado na provincia de Castellón.

Pequena no tamanho e grandiosa no passado. Por ela  passaram os cavaleiros templários e até mesmo foi sede pontifica, com Benedicto XIII (mais conhecido como Papa Luna).

Atualmente é uma das joias do turismo da Espanha e todos os anos recebe um sem-fim de viajantes nacionais e internacionais. Papel e caneta nas mãos, para anotar as dicas do que fazer por lá!

Na minha passagem pela cidade. 2019

 

1. Visita ao Castelo Templário

A última fortaleza levantada pelos cavaleiros templários começou a ser construída em 1294 e foi finalizada doze anos depois, em 1307.

Posteriormente se tornou sede pontifica com o Papa Luna, sendo uma das três que existiram ao largo da história (as outras duas são o Vaticano e o palácio dos papas de Aviñon).

Atualmente o Castelo Templário de Peniscola se converteu em um centro cultural que alberga diversas exposições e recebe ao ano mais de 330.000 visitantes.

A vista do alto das suas torres é impressionante. E confesso que foi a parte que mais gostei. Nele também vocês poderão ver o pátio de armas, as dependências do Papa Luna, o parque de artilharia e os fortes.

Outra curiosidade que atrai os visitantes a Peñiscola é que seu castelo serviu de cenário para uma das séries mais vistas dos últimos tempos: Game of Thrones

 

2.  Comtemplar as Muralhas

Antes mesmo de chegar ao Castelo nos deparamos com esse monumento magnifico que foi feito a mando de Felipe II lá pelo ano de 1576.

As muralhas possuem três acessos e uma delas nos leva a parte antiga da cidade. Simplesmente impressionante!

La imagen puede contener: cielo, nubes y exterior
Uma das muralhas que da acesso ao castelo – Arquivo pessoal 2019

 

3. Sol, praia e mar!

Peníscola está banhada pelo Mar Mediterrâneo e conta com deslumbrantes praias, sendo a mais frequentada a “Playa del Norte” (Praia do norte) com mais de 5km de extensão e que tem de fundo o Castelo Medieval como cartão postal.

Resultado de imagem para playa del norte peniscola
Playa del Norte. Ao fundo o Castelo de Peníscola

 

4. Terminal pesqueiro

Outro lugar encantador da cidade é o terminal pesqueiro que fica justo nos pés das muralhas da cidade.

Além de ver as embarcações chegando naquela imensidão azul do Mar Mediterrâneo é possível fazer passeios de barco e diferentes atividades marítimas.

Terminal pesqueiro de Peníscola

 

5. Descobrir as  Ilhas Columbretes

E por falar em passeio pelo Mar Mediterrâneo, outra dica imperdível é visitar as deslumbrantes Ilhas Columbretes.

Praticamente todos os dias diversas embarcações partem do terminal pesqueiro em direção a essa maravilhosa paisagem natural. 

Resultado de imagem para islas columbretes
Ilhas Columbretes

 

6. Centro histórico

Se deixar levar pelas estreitas ruas com casinhas pintadas de branco e decoradas com flores coloridas é sensacional.

Você não sabe se está em Ibiza ou em Santorini, na Grécia. As portinhas pintadas de azul, os caminhos em pedra e a decoração colorida das fachadas marcam um tom especial nessa parte da cidade.

No centro histórico é também o lugar ideal para provar a gastronomia local. Nós adoramos tomar um vinho aos pés do castelo e saborear frutos do mar bem fresquinhos. E o preço estava super amigável. Nada de outro mundo.

Arquivo pessoal 2019.

 

Quanto tempo ficar na cidade ?

Por morar relativamente próximo, eu fiquei apenas um dia na cidade e não deu para ver outros pontos de interesse.

Acredito que um final de semana é o recomendável, mas para quem quiser ficar mais dias, sem dúvida, não irá se arrepender.

Como chegar até Peníscola ?

O acesso em carro é feito pela rodovia N-340 ou também pela Autovia A3 (saída 43). Por via ferroviária a cidade conta com a estação de trem Benicarlo-Peñiscola.

Além disso existem linhas de ônibus que fazem itinerários e partem de várias cidades da Espanha.

Gostou? Não esqueça de passar na nossa seção de Destinos na Espanha e conferir outros roteiros de viagem pelo país!


Se inscreva no blog e receba diretamente no seu email todas as nossas  novidades. Para entrar em contato, utilize o formulário abaixo.

Saludos!!

Taiana Jimenez

Sou brasileira, residente e apaixonada pela Espanha. Amante de viagens e da cultura espanhola, compartilho com vocês minha experiência e as melhores dicas para quem deseja morar, estudar ou turistar pela terra de Cervantes!

One Reply to “Peníscola: Conheça os encantos da cidadezinha espanhola que foi cenário de Games of Thrones”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *