“Roscón de Reyes”, o famoso bolo de natal dos espanhóis

A Espanha é um país repleto de tradições e muitas delas são celebradas em determinadas épocas do ano, como é o caso do famoso ” Roscón de Reyes”, o bolo de natal dos espanhóis. E post de hoje é dedicado integralmente para essa delicia.

O verdadeiro natal dos espanhóis não é bem no natal

Apesar de todas as familias na Espanha se reunirem para celebrar o natal com um jantar no dia 24 de dezembro, digamos que o verdadeiro  natal dos espanhóis  acontece mesmo só no dia 06 de janeiro.

Isso mesmo. O dia mais esperado não é o natal e nem o ano novo. Aqui na Espanha a gente gosta mesmo é do dia de Reis, celebrado no dia 06 de janeiro.

Com ela temos o desfile dos Reis Magos por todo o país, um segundo jantar em familia, finalmente os presentinhos e a sobremesa carro-chefe do dia: O roscón de reyes.

O Roscón de Reyes – tradição romana

Preparado especialmente para essa época do ano, o Roscón de Reyes é uma especie de bolo ( na verdade, eu diria que mais se parece a um pão redondo), recheado com nata montada e/ou chocolate (trufa) e confeitado com frutas glaceadas ou cristalizadas.

Tanto no Brasil quanto em Portugal, conhecemos essa delicia como “Bolo Rei”, essa tradição foi herdada na época dos romanos e segundo historiadores, apareceu por primeira vez na França, na corte de Luis XIV, durante as festas de natal e ano novo.

Dentro do “Roscón de Reys”, segundo a tradição, dentro da massa deve conter uma fava ou um pequeno brinde. Quem encontra a fava terá que pagar ou  trazer o Roscón de Reys do próximo ano e quem encontra o brinde terá um ano de muita sorte.

O Roscón de Reys na Espanha

Assim como outros doces que não faltam na mesa dos espanhóis durante a época  natalina, o Roscón de Reys vira disputa entre muitos comercios.

Padarias, Confeitarias e outros estabelecimentos preparam milhares de exemplares e com um recheio bastante doce: prêmios em dinheiro, cartões com direito a compras, bilhetes de loteria e por aí vai.

A procura é tanta, que em muitos locais se formam filas gingatescas para tentar a sorte e de quebra levar para casa a sobremesa mais esperada da noite.

Receita

Sem mais delongas, para quem quiser colocar, literalmente, a mão na massa, deixo abaixo duas opções de receitas originais do Roscon de Reys elaborado na Espanha.

Opção 1:

Opção 2:

 

Gostou? Não deixa de conferir outras receitinhas especiais da culinária tradicional da Espanha. É só acessar a nossa categoria “Gastronomia”.

Um beijo! 😉


Se inscreva no blog e receba diretamente no seu email todas as nossas  novidades. Para entrar em contato, utilize o formulário abaixo.

 

 

Taiana Jimenez

Sou brasileira, residente e apaixonada pela Espanha. Amante de viagens e da cultura espanhola, compartilho com vocês minha experiência e as melhores dicas para quem deseja morar, estudar ou turistar pela terra de Cervantes!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *