Saiba como abrir uma conta bancária na Espanha

 

Se você planeja permanecer na Espanha, seja por estudo, trabalho, ano sabatico, turismo, ou qualquer outro motivo ,provalmente precisará abrir uma conta bancária para gestionar sua vida financeira.

Aqui você conseguirá isso sem tanta dificuldade, desde que cumpra com os requisitos e condições fixadas pelas entidades financeiras espanholas.

 Tipos de Contas Bancárias na Espanha:

Existem dois tipos de contas bancárias que são especificas para estrangeiros:

  • As contas para Residentes
  • E para os Não Residentes.

As contas em sí são bem parecidas e se diferenciam porque a maioria dos bancos não emitirão um cartão de crédito para aqueles estrangeiros considerados  “não residentes”.

Para  aquelas pessoas que não residem na Espanha, mas desejam abrir uma conta bancária no país, é necessário apresentar todos os documentos exigidos  pela entidade bancária e  que podem ser solicitados no consulado brasileiro.

O principal deles é o “Certificado de No Residencia” , com essa comprovação e o passaporte em mãos, basta ir até uma agência bancária e abrir a conta.

Algumas entidades podem pedir documentos adicionais,  como: referência do seu antigo banco ou justificante de ingressos mensais. A Espanha considera os “Não Residentes” toda pessoa que não tenha permissão de residência no país.

Entretanto, para os que possuem uma autorização de residência no país e tenham um NIE/TIE (documento de identidade estrangeiro), é necessário além de apresentar esse documento, também cumprir com os requisitos do banco (que podem variar).

Escolho qual banco?

Na Espanha existem diversos Bancos (bem mais que no Brasil), com vantagens e desvantagens, abaixo deixo as principais entidades bancárias  onde é possivel abrir conta com mais “facilidade”.

  1. UNICAJA.ES
  2. LACAIXA.ES
  3. BANCOPOPULAR.ES
  4. BANKINTER
  5. BANCO SABADELL
  6. BBVA

Durante o tempo que levo vivendo na Espanha já ouvi diversos relatos à respeito desse assunto. Brasileiros ou estrangeiros que tiveram dificuldades em abrir uma conta bancária mesmo portando os requisitos fixados.

Porque? Não tenho a minima idéia. Outros que passaram pela mesma situação e decidiram ir em outras agências bancárias e conseguiram sem qualquer dificuldade.

Minha experiência:

Eu consegui abrir uma conta bancaria apenas com meu NIE e sem sair de casa. Fiz tudo pelo celular, no banco BBVA. Rápido, practico e fácil! O cartão chegou na minha casa em menos de uma semana, porém eu já tinha acesso a movimentos bancários de forma online.


Se inscreva no blog e receba diretamente no seu email todas as nossas  novidades. Para entrar em contato, utilize o formulário abaixo.

Saludos!!

Taiana Jimenez

Sou brasileira, residente e apaixonada pela Espanha. Amante de viagens e da cultura espanhola, compartilho com vocês minha experiência e as melhores dicas para quem deseja morar, estudar ou turistar pela terra de Cervantes!

3 Replies to “Saiba como abrir uma conta bancária na Espanha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *