Top 3: Melhores universidades da Espanha em 2019

 

A Espanha é um dos destinos preferidos por estudantes internacionais e todos os anos a fundação BBVA divulga o ranking das melhores universidades do país.

Nessa VII edição do U-Ranking foram avaliadas um total de 69 Instituições, sendo 48 Universidades públicas e 14 particulares.

A classificação foi feita com referência nas atividades docentes realizadas, nos projetos de investigação, desenvolvimento tecnológico e no conjunto de atividades universitárias que interferem diretamente no rendimento e volume de resultados.

Se você tem interesse em realizar sua formação acadêmica na Espanha, no texto de hoje te apresento as melhores Universidades espanholas em 2019, segundo a Fundação BBVA.

1º- Universidade Pompeu Fabra.

2º. Universidade Carlos III.

3º. Universidade Politécnica de Catalunha e Universidade Politécnica de Valência (pública).

Na lista também encontram-se compartilhando a 4º posição as Universidades Autônoma de Madri, Universidade Autônoma de Catalunha, Universidade de Cantábria, Univesidade Rovira e Virgili.

E em 5º lugar dividem colocação as Universidades de Santiago de Compostela, Universidade Miguel Hernandez de Elche, Universidade de Alcalá,Universidade de Navarra, Universidade Politécnica de Madri, Universidade de Valência e Universidade de LLeida.

***Toda informação detalhada do informe U-Ranking 2019 pode ser verificada no site http://www.u-ranking.es/en/index2.php

Como ingressar em uma Universidade Espanhola ?

Das dúvidas que recebo diariamente, a principal delas gira em torno de como conseguir ingressar em uma Universidade na Espanha sendo brasileiro.

Primeiramente você precisa saber que o processo varia de acordo com nivel de estudos que você pretenda iniciar.

Ou seja, para nivel de graduação é uma coisa, para pós é outra, e assim sucessivamente. Vejamos cada uma delas.

Graduação: Cada Universidade da Espanha possui autonomia para estabelecer seus próprios requisitos de acesso.

Entretanto, algumas regras básicas continuam valendo, dentre elas, a de ter homologado aqui na Espanha o Ensino Médio realizado no Brasil.

Outra via de ingresso é através da transferência escolar e através dos cursos profissionalizantes.

Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado na Espanha

Assim como na Graduação, para ingressar em estudos a nivel de pós, mestrado ou doutorado, o aluno estrangeiro passará por uma série de requisitos burocráticos.

Cada Universidade estabelece seus critérios de acesso, tendo em comum o fato de exigirem quem o acadêmico possuam estudos terminados que deem acesso ao nivel desejado.

Por exemplo: Para aceder a uma pós-graduação, o aluno deverá ter finalizado a graduação.O prazo de inscrição também varia de uma Instituição para outra, mas normalmente acontecem entre janeiro e agosto. 

Dentre os documentos exigidos estão: O diploma, a carta de recomendação da Universidade e a certificação de proficiência no espanhol. Te lembro que esses requisitos são variáveis. Algumas faculdades podem pedir e outras não.

Visto de Estudante

Para ter acesso ao ensino superior espanhol é preciso ter uma autorização para residir no país, dentre elas, a mais solicitada por brasileiros é o visto de estudante. 

O visto por motivo de estudos deve ser solicitado previamente no Brasil (dependendo da situação ele também podera ser pedido já em território espanhol), cumprindo a normativa de exigências atual do Governo espanhol.

Tem interesse em morar, estudar, trabalhar ou simplesmente “turistar” pela Espanha? Te convido a acompanhar nosso conteudo e ficar por dentro de tudo que acontece! 🙂 Assine a nossa newsletter. É gratuito!


 

Se inscreva no blog e receba diretamente no seu email todas as nossas  novidades. Para entrar em contato, utilize o formulário abaixo.

Saludos!!

Taiana Jimenez

Sou brasileira, residente e apaixonada pela Espanha. Amante de viagens e da cultura espanhola, compartilho com vocês minha experiência e as melhores dicas para quem deseja morar, estudar ou turistar pela terra de Cervantes!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *